O lateral-esquerdo/zagueiro Pablo, de 19 anos, agradece ao técnico Antônio Lopes a oportunidade de estrear no clássico contra o Fluminense, no próximo sábado (12/04), às 18h30min, no Maracanã, pelas semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual de 2008.
"Quando ele chegou, as minhas esperanças se renovaram porque eu já sabia o jeito que ele trabalha. Graças a Deus, ele me deu essa oportunidade e vou tentar agarrá-la com unhas e dentes", disse ao repórter Wagner Menezes, da Rádio Tupi.
"Fico muito feliz, porque esse sempre foi o meu sonho e da minha família. Hoje, graças a Deus, esse sonho está se realizando. Estou feliz, mas tranqüilo, ciente das minhas obrigações e sabendo o que tenho que fazer. Tranqüilidade é o que o meu grupo está tentando passar para mim e estou conseguindo ter".
O jogador, que é o cobrador oficial de pênaltis nos juniores, se diz preparado caso a partida termine empatada.
"Vou bater. Vou com tranqüilidade, igual sempre bati. Já teve decisões dos juniores em que já bati também. Vou tranqüilo porque a gente vem treinando e já sei fazer. É só ter tranqüilidade naquele momento para não ficar nervoso".
O atleta não teme, por ser um novato, se tornar o jogador mais visado pelo adversário.
"Não, porque como sou o mais inexperiente do meu time, tenho jogadores muito experientes que vão poder me ajudar a suprir essa falta de experiência".
O mesmo se aplica a uma possível catimba.
"Não, porque nos juniores é assim também. A gente vai se acostumando, aprendendo".
Pablo comenta a emoção em disputar o seu primeiro clássico pelos profissionais e cita a semifinal da Taça Guanabara de juniores, perdida para o Fluminense nos pênaltis. Na ocasião, o jogador cobrou um pênalti na trave, desperdiçando a oportunidade de virar o jogo para o Vasco nos últimos minutos.
"Joguei a semifinal pelos juniores contra o próprio Fluminense, mas no profissional vai ser uma emoção maior, enorme, responsabilidade maior, mas estou tranqüilo".
O atleta destaca a sua polivalência. No Olaria, que detém os seus direitos, atuava no meio-de-campo. Nos juniores do Gigante da Colina, é um líbero, e nos profissionais será aproveitado na ala esquerda.
"Tenho facilidade para atuar em várias posições. Essa é a minha maior característica dentro do futebol. Sou versátil e consigo jogar tanto do meio para a frente quanto do meio para trás. Ele [Lopes] me perguntou se eu poderia ajudá-lo e eu disse que estava disposto a ajudar em qualquer posição que ele me colocasse. Eu queria jogar".
Pablo tem o passe como uma de suas maiores qualidades.
"Após muito tempo jogando no meio-campo, a gente aprende algumas coisas que pode carregar para outras posições".
O jogador espera se firmar entre os titulares.
"Vou buscar o meu espaço, trabalhar. Onde tiver vaga, vou tentar me encaixar".
O atleta não encontra dificuldades pelo lado esquerdo, mesmo sendo destro.
"Não, porque sempre joguei assim. Gosto de jogar mais pelo lado contrário, porque a minha perna boa fica mais para dentro e a possibilidade de chutar, tabelar e lançar é em função de você jogar no teu canto".
Mineiro de São João Nepomuceno, Pablo de Barros Paulino, que completará 20 anos no dia 3 de agosto, tem contrato com o Olaria de 03/07/2006 a 03/07/2009. O seu primeiro empréstimo para o Vasco ia de 02/01/2007 a 02/01/2008 e foi renovado com duração de 15/01/2008 a 14/01/2009.