O Palmeiras tenta se livrar do pesadelo e retoma sua caminhada rumo à recuperação no Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira, em jogo válido pela 11ª rodada, contra o Vasco, no Parque Antarctica, às 20h30. Para o Verdão, a pausa da Copa do Mundo pode ter sido benéfica, pois até então a equipe conquistou apenas uma vitória em 10 jogos e é o vice-lanterna da competição.
Se depender da teoria, o torcedor palmeirense pode ficar tranqüilo. Experientes e importantes jogadores estão recuperados de contusão e voltam ao time. O técnico Tite tem à sua disposição o goleiro Marcos, que está desde fevereiro afastado por conta de uma lesão na coxa direita, Juninho e Marcinho, que já foram liberados pelo Departamento Médico, e são boas opções ao ataque.
Os reforços adquiridos para a continuação do campeonato só devem entrar em campo no mês de agosto. O zagueiro Dininho ainda não assinou contrato, Rosembrick e Marcelo Costa, que já treinam há um mês no Palmeiras, aguardam o final da negociação e o chileno Valdívia precisa ter sua documentação regularizada com a CBF.
Para o jogo contra o Vasco, o clube alviverde estréia o esquema tático utilizado em dois amistosos de preparação. Tite vai escalar três zagueiros, seis homens no meio-campo e apenas Enílton no ataque. Essa formação deu certo contra o Bragantino e São Bernardo, quando o Palmeiras goleou as duas equipes. De desfalque, apenas Marcinho Guerreiro, que viu sua transferência para o Olimpyque Marselha fracassar, fica de fora por estar sem ritmo de jogo.
Já o Vasco vai com força máxima ao Palestra. O técnico Renato Gaúcho cogitou entrar em campo com o time reserva, para poupar os atletas que vão jogar contra o Flamengo na final da Copa do Brasil. Mas o treinador alegou que quer dar ritmo aos jogadores, por causa da folga durante a paralisação do campeonato.
O time vai para o jogo com o esquema tradicional, o 4-4-2, utilizado até agora na competição. A novidade é o volante Ives, que ganhou a vaga de Roberto Lopes no meio-campo, uma vez que o titular Ygor está machucado. Ives veio das categorias de base do Vasco e teve algumas contusões neste ano.
O clube carioca ocupa a 14ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 10 pontos ganhos. No período de preparação, o Vasco venceu o Boavista por 2 x 0, com gols de Morais e Edílson, e empatou com o Bahia por 2 x 2, jogando com time misto. No primeiro amistoso, a equipe cruzmaltina derrotou o São Raimundo por 2 x 1, em Manaus. A diretoria afirmou que só vai pensar em reforços depois da final da Copa do Brasil
PALMEIRAS X VASCO
Data: 13/07/2006 (quinta-feira)
Local: Parque Antarctica, em São Paulo-SP
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Rogério Carlos Rolim (PR)
Palmeiras
Marcos; Nen, Daniel e Alceu; Paulo Baier, Francis, Wendel, Edmundo, Juninho e Michael; Enílton
Técnico: Tite
Vasco
Cássio; Wagner Diniz, Fábio Brás, Jorge Luiz e Diego; Ives, Amaral, Ramon e Morais; Valdiram e Edílson
Técnico: Renato Gaúcho