Com apenas quatro jogos pela frente na Série B, o Vasco deu um importante passo para garantir o acesso ontem, ao vencer o ABC-RN por 1 a 0 no Maracanã, e pode voltar à Série A se vencer as duas próximas partidas, contra Ceará e Vila Nova, segundo prevê Joel Santana.
— Desde que chegamos não tiramos a equipe da zona de classificação. Oscilamos, quando achamos que ia disparar, perdemos dois jogos. Mas mantivemos seis pontos na frente, e é uma vantagem muito boa. Acredito que mais duas vitórias dá para ano que vem estar em outra — afirmou o treinador após o jogo.
A apresentação não esteve à altura da festa dos quase 50 mil torcedores, mas foi suficiente para interromper a sequência de quatro partidas sem vitória e seguir em busca de uma das duas vagas que restam. A Ponte Preta garantiu a classificação ontem ao vencer o Bragantino: 2 a 0.
O Vasco se manteve na terceira posição, agora com 59 pontos, a seis do quinto colocado, o Atlético-GO, com 53, como falou Joel Santana. O técnico aprovou a festa da torcida e pediu que o Maracanã seja palco das duas partidas do Vasco que restam, contra Vila Nova e Icasa, o que deve ocorrer.
— Quem não gosta de jogar assim? Público grande, vibrando, cantando, vaiando. Torcedor quer que liquide logo o jogo, e vai passando agonia de dentro para fora do campo. Foi uma festa bonita, estávamos precisando fazer, a torcida está de parabéns. Se a direção achar conveniente, seria ótimo.
A festa só aconteceu mesmo após o apito final. O Vasco dominou o primeiro tempo, mas finalizou pouco. O ABC-RN levou mais perigo, com duas chances obrigando Martín Silva a aparecer. Aos 46 minutos, Carlos César sofreu pênalti, e Douglas marcou, para dar o desafogo. O goleiro Gilvan foi expulso e os visitantes ficaram com um a menos no segundo tempo.
Na etapa final, o Vasco cozinhou o jogo e não fez o segundo gol, apesar de ter criado chances. Thalles entrou e melhorou o time, mas desperdiçou cruzamento. Douglas, Kleber e Rafael Silva também perderam chances. Depois de muita apreensão, a torcida comemorou a vitória e esqueceu a atuação ruim.
—A equipe não fez grande partida, mas jogou com vontade, raça, querendo acertar. Eu estou satisfeito. Pelo menos a água que estava fervendo vai ficar morna — brincou o aliviado Joel no fim.