Futebol

Para jornalista, Vasco é favorito no clássico de domingo contra o Flamengo

Uma das coisas que o espectador/leitor/audiência tem mais dificuldade para entender no que comenta a imprensa é a questão do favoritismo. Jornalista esportivo gosta de projetar favoritismo, de tentar antecipar resultado, faz parte da nossa cultura, faz parte dos bate-papos do botequim, da praia, da arquibancada. E quando o jornalista aponta um favorito não significa que ele torça para esse time, ou que torça para esse time ganhar para confirmar sua previsão, ou que o time não-favorito não possa ganhar o jogo. Qualificar um time como favorito significa resumir uma opinião de que, por algum ou alguns motivos, o time "x" vive um momento melhor do que o time "y". Apenas isso. Mas vá fazer alguns entenderem isso...

Isto posto, explico porque disse, sem ficar em cima do muro, no programa Seleção Sportv desta terça-feira, que o Vasco é favorito no clássico de domingo diante do Flamengo.

Explico: primeiro porque o jogo é em São Januário. Campo do Vasco, local onde o time treina, onde os jogadores têm todas as referências possíveis a ajudá-los. E para completar a torcida vascaína estará em número bem maior. Além disso, o Vasco encara o Campeonato Carioca com muito mais foco de competição e vitória do que o Flamengo. O Rubro-Negro e Muricy, claro, se puderem ficam com o título, mas o clube ainda tem a Copa da Primeira Liga, e o Vasco, com Jorginho e o presidente Eurico Miranda desde sempre deixaram claro o que significa o bicampeonato Estadual. Ainda mais pela sequência de vitória vascaínas no ano passado, e pela moral que o time precisa por ter caído para a Série B.

E para completar, o time do Vasco está mais pronto. É praticamente o mesmo que arrancou de maneira espetacular no returno do Brasileiro - se tivesse tido a mesma performance no primeiro teria brigado por G-4 - com a mesma comissão técnica. Do outro lado, o Flamengo parte agora do zero para a montagem de um time. Jogador por jogador, talvez os visitantes até tenham um elenco mais qualificado. Mas isso está longe de significar um time ainda.

Claro que o Flamengo pode ganhar, tem camisa e jogadores para isso. O Vasco está longe de ser perfeito. Precisa de ajustes e precisa estar ligado 90 minutos - teve "brancos" nos dois jogos do Estadual, contra Madureira e América, por isso tomou gols em ambos. Mas por tudo o que foi escrito acima e dito no Sportv, o Vasco é, sim, favorito para o clássico.

Fonte: Blog Entre as Canetas-ge
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165