Futebol

Para manter o embalo

Após o Vasco ressurgir na Copa Sul-Americana, arrancando a classificação às quartas-de-final com a brilhante — e histórica — vitória de 3 a 0 sobre o Lanús, o técnico Celso Roth quer, agora, que o time embale de novo no Brasileiro, vencendo o Santos, amanhã, na Vila Belmiro, para acabar com o jejum de cinco jogos sem vitória no campeonato. Já acumula três derrotas e dois empates.

“Contra o Lanús o Vasco mostrou a sua força e isso alavanca a equipe. Só temos duas vitórias fora de casa, no Brasileiro, o que é pouco. Vencer um jogo na Vila Belmiro vai estimular e motivar ainda mais nossa equipe a buscar uma vaga na Libertadores”, entende o treinador.

E o retrospecto recente do Vasco na Vila Belmiro é pra lá de favorável. Há cinco anos não perde no alçapão do Santos, após a derrota de 2 a 1, no Brasileiro de 2003. Desde então, foram duas vitórias do Vasco e um empate.

Mas Roth alerta: “O grau de dificuldade para ganhar do Santos em seu estádio é muito alto. Ainda mais que o seu time também é um forte candidato a uma vaga na Copa Libertadores”.

Perguntado se considera Vanderlei Luxemburgo o melhor técnico em atividade no Brasil, Celso Roth saiu pela tangente. “Respeito muito o Vanderlei, porque é um dos treinadores que mais têm conquistas no Brasil. Mas não tem só ele. Há outros de muita capacidade, também”, afirmou.

Apesar de o Vasco ter goleado o Santos por 4 a 0, em São Januário, no primeiro turno, Roth não leva muito o resultado em consideração, já que o Peixe atuou sem vários titulares, porque ainda disputava a Libertadores.

Destaque daquela vitória, marcando seus primeiros dois gols pelo Vasco — os outros foram de Wagner Diniz e Ernane —, o argentino Darío Conca é o grande desfalque do time cruzmaltino.

O apoiador, que já não enfrentara o Lanús, quarta-feira, se recupera de um corte no tornozelo direito e sequer treinou esta semana. Seu substituto continuará sendo Marcelinho, que acabou de renovar contrato.

Embora admitindo estar acima do peso, Romário quer voltar a jogar no dia 13, contra o Botafogo, no Maracanã. Celso Roth, porém, não garante a escalação do Baixinho no clássico.

“O Romário não estabeleceu prazo. No caso dele, não se coloca tempo, para não se criar expectativas que podem não se concretizar. Deixa ele continuar trabalhando e sendo avaliado aos poucos”, declarou o treinador.

Ontem, o Baixinho, que não joga desde 14 de junho, na goleada de 4 a 0 para o Botafogo, treinou finalizações, debaixo de chuva. Com base no treino tático, Roth voltará ao esquema 3-5-2, com três zagueiros. Jorge Luiz e Júlio Santos são titulares. Vílson e Luizão disputam a outra vaga na defesa.

Wagner Diniz completa 100 jogos pelo Vasco, amanhã. Como os jogadores estão probidos de dar entrevistas, e aceitam, ele não pôde falar sobre a marca. “Não sabia dela. Tomara que repita as últimas boas atuações”, disse Roth.

Fonte: O Dia
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165