O Vasco já anunciou que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da decisão de ontem, do TJD, que retirou seis pontos e eliminou o time da Taça Guanabara. Porém, a única forma de o clube conseguir paralisar o Campeonato Estadual antes da semifinal de sábado, até que seja julgado o recurso, é obter uma liminar que só pode ser concedida pelo presidente do STJD, Rubens Approbato. Porém, ele afirma que nunca aconteceu caso semelhante em sua gestão e o desfecho é completamente imprevisível.
Segundo Approbato, a reunião do STJD para julgar o caso antes da realização da semifinal é praticamente impossível, já que diversos auditores não moram no Rio, e o deslocamento seria inviável às vésperas de um feriado como o carnaval.
Eu teria de conceder um efeito suspensivo para suspender as semifinais. Mas não conheço o caso e não posso emitir opinião antes de analisar com cuidado o processo. Isso tem de ser estudado com muita cautela.
O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, também não acredita que seja possível julgar um recurso do Vasco antes do carnaval, mas lembra que já aconteceram paralisações por meio de liminares do tribunal. Mas, segundo ele, jamais em fases decisivas.
Já aconteceram algumas paralisações até que casos fossem julgados na Série C do Brasileiro. Na Copa do Brasil feminina, com o Corinthians, houve algo assim. Mas nunca precisou de uma medida extraordinária, como agora. É um caso atípico, pois se trata de fase decisiva e às vésperas do carnaval.