Futebol

Paternalismo de Eurico mantinha grupo inchado na Colina

Desde que o presidente Roberto Dinamite assumiu o comando do Vasco, a idéia inicial foi a de enxugar o elenco profifissional. Em julho, quando chegou ao clube, o elenco cruzmaltino contava com 43 atletas, número considerado elevado pela maioria dos treinadores, que preferem trabalhar com apenas 26 ou 27 profissionais. No entanto, mesmo com algumas dispensas, três jogadores seguem trabalhando em separado e esquecidos no Vasco-Barra, sede na Zona Oeste do Rio de Janeiro. São eles: o atacante Faioli, que já foi titular e tem passagem pelo Americano, o zagueiro Gustavo Breda, e o meia Bruno.

Nos primeiros dias da gestão Dinamite, até 12 atletas chegaram a trabalhar em separado. O meia Beto, com passagens pelo Flamengo, Botafogo e São Paulo, já chegou a fazer parte do grupo. O zagueiro Luizão, hoje atuando na equipe de Zico no Uzbesquistão, também já esteve treinando à parte no Vasco-Barra. De acordo com o gerente de futebol do clube, Carlos Alberto Lancetta, o clube fez uma economia grande ao resolver a situação de tais atletas, algo em torno de R$ 300 mil.

- Tínhamos um elenco inchado, uma folha de pagamento grande. Fizemos uma economia enorme com essas saídas. Tudo o que aconteceu com esses atletas foi fruto de um paternalismo da gestão passada. Muitos jogadores iam ficando e o Vasco pagava os seus salários. Chegamos a um ponto de ter jogadores em outros clubes, e o Vasco pagando os seus salários - explica o gerente de futebol.

Enquanto Faioli, Breda e Bruno treinam à parte buscando dias melhores no elenco cruzmaltino, outros atletas já passaram por tal situação de deram a volta por cima. O meia Ernane treinava à parte até o início de setembro, mas acabou ganhando uma nova oportunidade após uma conversa com Lancetta. O jogador teria dez dias para mostrar que é útil ao grupo e acabou ficando. Nesta quarta-feira, por exemplo, ele vai ficar no banco de reservas na partida contra o Sport.

- Acredito que tive essa nova chance por tudo o que demonstrei em campo. O pessoal aqui me falou que enquanto eu mostrar que tenho condição de ficar no Vasco, eu fico. Espero ser útil de alguma maneira nesta reta final do Brasileiro porque a fase não é boa - diz Ernane.

Fonte: ge
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165