Há exatamente um mês, Paulo Autuori foi apresentado e comandou seu primeiro treino no Vasco. Assim, pode-se dizer que a partida contra o Madureira, no último sábado, foi o encerramento de uma primeira etapa do trabalho do técnico no clube. Em cinco jogos, o comandante deixou claro que seu principal objetivo era observar e avaliar o elenco, visando ao Campeonato Brasileiro. Neste período de 30 dias, alguns atletas até então menos utilizados emergiram como novas escolhas que podem ganhar mais oportunidades no segundo semestre.
Pelo menos cinco jogadores podem dizer que subiram alguns degraus em sua escala de importância no elenco neste mês sob o comando de Paulo Autuori. O goleiro Michel Alves, o lateral-direito Elsinho, o meia Dakson e o atacante Thiaguinho entraram de vez na briga pela vaga de titular e, portanto, deverão estar entre as primeiras escolhas do técnico quando a equipe retomar as atividades na próxima segunda-feira, após uma semana de férias antecipadas.
Michel Alves: as atuações pouco seguras e as falhas de Alessandro acabaram por fazer o goleiro ganhar suas duas primeiras chances como titular do Vasco na Taça Rio. Mais experiente do que seu concorrente direto, o jogador de 32 anos tem chance de iniciar o Brasileirão entre os 11.
Elsinho: apareceu como uma importante alternativa a Nei por ter características bem diferentes das de seu concorrente. Mais ofensivo, Elsinho atende a algumas das características que Autuori pretende ver no time do Vasco. Por conta disso, o treinador deslocou Nei para a lateral esquerda em algumas oportunidades.
Dakson: o meia já vinha ganhando espaço na equipe sob o comando de Gaúcho. No entanto, com a chegada de Autuori ele se firmou entre os titulares depois que o treinador optou pela rotatividade na equipe em nome das observações. Com lançamentos e chutes de fora da área, mostrou que deverá ser peça importante no Brasileiro.
Thiaguinho: fora até do banco de reserva na maior parte do Campeonato Carioca, o atacante terminou a competição como titular. Beneficiado pelo mau momento de Eder Luis, ele entrou firme na briga com o até então titular absoluto para seguir na equipe no segundo semestre.
Paulo Autuori terminou sua primeira etapa de trabalho com duas vitórias, um empate e duas derrotas em cinco partidas. Ele entende que sua principal missão é criar um modelo de jogo no Vasco e encaixar nele as peças que chegarão para a disputa do Brasileiro e da Copa do Brasil. Assim, ele minimiza a questão.
- Essa coisa de quem sobe e quem desce, com setinha para cima e para baixo, comigo não tem. Não por causa de coletivo. No coletivo faço variações e preparo todo o time. Quem jogar tem que saber o que estou querendo, a forma de jogo que estamos atrás. Vou perder tanto tempo com quem joga quanto com quem não joga - disse.