Se, por um lado, o ataque vascaíno segue sendo a principal dor de cabeça do time para a sequência da temporada, o sistema defensivo do Vasco, por outro, está consolidado, com jogadores de bom nível.
Na zaga, por exemplo, a disputa fica entre Léo, Maicon, Rojas, Medel e João Victor, os dois últimos titulares absolutos. Na lateral-esquerda, Lucas Piton é soberano, enquanto o time contratou um reserva experiente: Victor Luís.
A lateral-direita ainda não tem um dono inquestionável, mas nestes primeiros jogos do Campeonato Carioca, quem parece sair na frente da corrida é Paulo Henrique, que disputa posição com Pumita Rodríguez e Robert Rojas, que também faz a função.
O desempenho de PH, como também é chamado pela torcida, tem agradado, sobretudo no equilíbrio entre a parte defensiva e no apoio ao ataque, em que chega com frequência.
“Paulo Henrique é um baita achado. Antes dele, o último lateral direito que o Vasco teve que ia na linha de fundo era o Wagner Diniz. E está batendo bem na bola. Bom jogador. Vai ajudar na temporada. Agora, como é ruim o tal de David.”, escreveu um torcedor no X. Teve até rival lamentando.
O ataque do Vasco é ataque de Série B. É constrangedor assistir esse ataque tentando finalizar jogadas. Se tivéssemos bons atacantes, os bons Piton e Paulo Henrique teriam se consagrado com a quantidade absurda de assistências.
— Vini 💡 (@viniluz97) February 9, 2024
O lateral Paulo Henrique q a torcida não gostou e a diretoria do @Atletico vendeu pro Vasco,é no mínimo melhor do que nossos laterais.
— 🐓Champ Rooster🐓 🏆🏆🏆 (@ChampRooster) February 9, 2024
Acho que o Galo fez besteira deixando o cara ir embora.
Eu queria um dia ver o esquema do Vasco igual o Abel Ferreira faz. PH é pumita. Os dois são bons ofensivamente seria uma boa dobradinha ali
— Rafael Chammas ✠ (@rafaelchammas) February 9, 2024