Futebol

Paulo Sérgio aposta no condicionamento físico para se manter como titular do

Perto de completar 31 anos – precisamente em 1ode outubro –, Paulo Sérgio é dono de um condicionamento físico de causar inveja em muitos atletas na flor da idade. O fôlego privilegiado do lateral-direito chama a atenção dos companheiros de Vasco e ainda surpreende velhos conhecidos, como Dorival Júnior e o preparador físico Celso de Resende, que o conheceram com 23 anos, no Figueirense.

– O condicionamento físico de Paulo Sérgio sempre foi seu ponto forte. Procuro explorar bem esse diferencial durante as partidas – disse Dorival Júnior.

Natural de Andradina, interior de São Paulo, Paulo Sérgio acredita que a vida no campo contribuiu para que ele adquirisse um fôlego de ferro. Desde a adolescência, o camisa 2 vascaíno se preocupava com o aspecto físico, já pensando em seu futuro no futebol. Por conta própria, ele costumava elaborar um roteiro de treinamentos– Costumava correr dez quilômetros mais de uma vez na semana pela roça. Também improvisava um circuito de atividades físicas com obstáculos para aprimorar a forma – relembrou Paulo Sérgio.

Não foi à toa que o nome do lateral-direito encabeçou a lista de reforços do Vasco para a atual temporada.

Homem de confiança de Dorival Júnior, Paulo Sérgio sofreu uma queda de rendimento no meio do ano e passou a realizar um rodízio na posição com Fagner. Mas a boa atuação na vitória sobre o Guarani, na rodada passada da Série B do Brasileiro, o recolocou na dianteira pela vaga de titular na equipe.

– É satisfatório terminar um jogo difícil, como o contra o Guarani, como um dos destaques. É algo que dá ânimo para manter o nível – disse Paulo Sérgio.

Celso de Rezende, preparador físico, fala sobre condicionamento de Paulo Sérgio

O condicionamento é um diferencial

Trabalhei com o Paulo Sérgio em outras duas oportunidades (Figueirense e São Caetano) e ele sempre contou com este fôlego privilegiado.

Ele sempre foi o melhor nos testes físicos, este é realmente o ponto forte dele.

Estamos nos encaminhando para a reta final da Série B e temos todos os jogadores em boas condições físicas. Isso certamente fará diferença num momento em que o desgaste começa a aparecer.

Na Série B, quem não tem um elenco preparado fica atrás.

Esposa atua como fiscal
A manutenção do elogiado preparo físico de Paulo Sérgio é fruto de sua dedicação, do trabalho elaborado pela comissão técnica do Vasco e da “fiscalização” da mulher dele, Monique, de 24 anos. Em casa, ela assume a responsabilidade pela alimentação e descanso de Paulo Sérgio, numa espécie de parceria com os profissionais do clube.

– Minha esposa é um dos segredos pela minha boa forma. Monique se preocupa muito com a questão dos horários de descanso e de alimentação. Ela troca informações com a nutricionista do Vasco (Mildre Souza) e prepara refeições balanceadas – revelou Paulo Sérgio.

Em 2009, Paulo disputou 42 jogos e só fica atrás de Ramon, com 48, e Amaral, com 45 partidas.

Paulo Sérgio em 2009
Garçom Paulo Sérgio começou o Campeonato Carioca em grande estilo, com ótimo aproveitamento nas bolas paradas. O jogador marcou gol de falta e cruzou para três gols de cabeça de Nilton.

Concorrência qualificada Paulo Sérgio não manteve o mesmo ritmo e viu Fagner ganhar espaço no elenco. O camisa 2 chegou a ser reserva.

Volta por cima Contra o Guarani, o lateral teve ótima atuação e mostrou o vigor característico.
Confira Bate-Bola com Paulo Sérgio

Qual o segredo de seu elogiado condicionamento físico?
Sou um cara que me cuido. Meu corpo é meu instrumento de trabalho e, portanto, tenho a preocupação de mantê-lo bem

Você sofreu uma queda de rendimento no meio do ano, mas temcrescido de produção. Como explicar essa oscilação?
Acho que é algo natural. Sofri uma torção no tornozelo direito que atrapalhou. Fagner foi bem, mas não deixei de trabalhar para reconquistar meu lugar.

Como o grupo tem administrado a ansiedade com a proximidade da classificação do Vasco para a Primeira Divisão?
O campeonato está se esgotando e é difícil manter a concentração. Mas conversamos muito e os experientes passam tranquilidade para os mais novos. É preciso manter os pés no chão.

Fonte: Lance
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150