Futebol

PC Gusmão aposta no fator campo para bater o Grêmio

Vasco e Grêmio se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), em São Januário, em um confronto que pode servir para as duas equipes definirem o futuro na competição, já que os dois times ainda sonham com a conquista de uma vaga para a Copa Libertadores da América.

Vindo de um empate sem gols com o Atlético-PR, o Vasco aparece apenas na 11ª posição, com 37 pontos conquistados. Porém, tem um jogo a menos que seus concorrentes diretos e pode acabar se aproximando do G-3 se emplacar uma sequência de triunfos.

A Copa Libertadores parece um pouco mais perto do Grêmio. Principalmente depois da goleada de 4 a 0 sobre o lanterna Grêmio Prudente, que levou os gaúchos aos 42 pontos e em oitavo lugar na tabela de classificação.
Paulo César Gusmão, técnico do Vasco, aposta no fator campo para sair vitorioso.

\"Nós conseguimos duas vitórias importantes dentro de casa nestas últimas rodadas, contra o Santos (3 a 1), que é um dos melhores times da competição, e diante do Goiás (3 a 2), de virada. Logo, tenho motivos para estar confiante em uma grande apresentação de minha equipe e na conquista dos três pontos, apesar de respeitarmos muito o Grêmio\", disse PC.

Mesmo ainda sonhando, os vascaínos preferem ser cautelosos. Para eles o importante neste momento é somar pontos e deixar a calculadora de lado.

\"Claro que a gente pretende disputar a Copa Libertadores do próximo ano e enquanto existir chances matemáticas vamos lutar muito por isso. Mas não adianta ficar fazendo projeção ou pensando em pontuação final. Precisamos viver uma partida de cada vez, projetar apenas o próximo compromisso e ver o que acontece no fim\", ponderou o goleiro Fernando Prass.

Para este compromisso o Vasco não poderá contar com o lateral esquerdo Max, que foi vetado por conta de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Ernani será o seu substituto. O meia Felipe, que se recuperou de entorse no joelho esquerdo, pode ser aproveitado. A tendência é que ele fique no banco de reservas. Mas, caso entre de início, Zé Roberto iria para o ataque, com Rafael Coelho sendo barrado. O zagueiro Cesinha, em melhor fase que Titi, barrou o antigo titular. Mesmo tendo perdido sua avó, que morreu na sexta-feira, o volante Rafael Carioca vai atuar.

Vivendo grande fase, o Grêmio ainda acredita em uma vaga na Libertadores. O clube gaúcho tem a melhor campanha do returno do Brasileirão, com 22 pontos, aproveitamento superior a 80%. Caso o G-3 volte a ser G-4, se a CBF obtiver sucesso em seu pedido junto à Conmebol para devolver a vaga que retirou dos brasileiros no último mês de setembro, o Tricolor estaria a um ponto do hoje quarto classificado do Brasileiro à Libertadores, o Atlético-PR, que tem 43 pontos.

O técnico Renato Gaúcho ainda não contará com a volta do capitão Fábio Rochemback ao meio-campo. Apesar de o treinador ter anunciado seu retorno na quinta, o departamento médico vetou sua viagem ao Rio de Janeiro. Willian Magrão, que não participou do treino da manhã desta sexta, pode dar lugar a Ferdinando, caso não apresente condições. Na primeira função, segue jogando Vilson, zagueiro de origem, mas que tem mostrado ótimo futebol.

Ex-jogador do Vasco nos tempos em que Renato foi técnico, Vilson exprimiu nesta quinta-feira sua preocupação com relação às condições do gramado de São Januário. Segundo ele, os desníveis do campo são corrigidos com areia, o que dificultaria o toque de bola.

A tendência é que o time seja o mesmo que goleou o Grêmio-SP
por 4 a 0 na quarta-feira, somente com a possibilidade da entrada de Ferdinando no lugar de Willian Magrão. Paulão permanecerá na zaga ao lado de Rafael Marques. O lateral Lúcio deve continuar atuando como meia, devido às grandes atuações nos últimos jogos, com Fábio Santos mantido pela ala esquerda.
Jonas, artilheiro do Brasileiro com 17 gols, está confirmado no ataque ao lado de André Lima.

Vasco: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Cesinha e Ernani; Rafael Carioca (Romulo), Jumar, Fellipe Bastos e Felipe; Eder Luis e Zé Roberto

Técnico: Paulo César Gusmão
Grêmio: Marcelo Grohe; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Vilson, Willian Magrão (Ferdinando), Lúcio e Douglas; Jonas e André Lima

Técnico: Renato Gaúcho

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de outubro de 2010, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Helberth Costa Andrade (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)

Fonte: Superesportes
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150