Futebol

PC Gusmão deixa para trás rótulo de aprendiz de Luxemburgo, adversário de am

Oito anos de carreira solo ainda não foram suficientes para que a imagem de Paulo César Gusmão fosse totalmente desvinculada da de Vanderlei Luxemburgo, técnico do Atlético Mineiro e adversário de amanhã. Durante muito tempo, os rótulos de pupilo e aprendiz foram atribuídos ao vascaíno sempre que o nome do ex-colega de trabalho entrou em cena. Hoje, PC caminha com as próprias pernas, vive melhor fase na carreira, mas o dia em que fugirá das comparações ainda não chegou.

Ele garante que não se chateia com isso, mas afirma que já conquistou seu espaço sem a sombra do mestre.

– Nunca me incomodei quando diziam que eu era aprendiz do Vanderlei. Essa comparação era positiva para mim. Sempre disse que, se conquistasse pelo menos metade do que ele conquistou, já ficaria feliz. Acho que essa ideia ficou para trás quando trabalhei nos clubes menores, fora do Sudeste. Foram trabalhos mais longos, com a minha cara – disse.

Sabatinado a respeito da relação que construiu com Luxa durante seis anos, Paulo César Gusmão manteve a sobriedade, quase com frieza, reconheceu a admiração, mas admitiu que a intimidade de antigamente ficou no passado e que, agora, os contatos são basicamente profissionais.

Quem já conviveu com os dois acredita que, ao contrário do que muitos pensam, há mais diferenças do que semelhanças entre Paulo César Gusmão e Vanderlei Luxemburgo. Antônio Mello, preparador-físico do Atlético Mineiro, foi o responsável pela união da dupla, em 1997, no Santos, e fala a respeito dos treinadores com conhecimento de causa: – Eles não sãomuito parecidos.O que o PC herdou do tempo que trabalhou com o Vanderlei foi a forma de comandar os treinos, a parte didática. Mas cada um tem uma personalidade. São diferentes na hora de comandar à beira do campo.

Amanhã, PC promete buscar a vitória e não se apegar à antiga amizade. Ele terá a chance de mostrar que tem algo a ensinar ao antigo mestre, desesperado para tirar o Galo da zona do rebaixamento, algo que o ex-aprendiz já fez, e muito bem, pelo Vasco.

Bate-bola com Paulo César Gusmão

O que dizer do confronto com Vanderlei Luxemburgo?
É um profissional que admiro muito. Depois da distância, nossos contatos são mais profissionais, para pegar informações sobre jogadores, essas coisas. Na partida, cada um vai tentar o melhor para o seu time. A história que temos não vai fazer diferença quando entrarmos em campo.

Vocês mantiveram uma amizade, um contato mais constante?
Não é nada que ocorra no dia a dia. Mas quando, porventura, nos encontramos fora do futebol, temos tempo para conversarmos sobre as famílias, essas coisas. No lado pessoal, meu relacionamento com ele sempre foi normal. Hoje temos o mesmo objetivo, que é vencer pelas equipes que comandamos à beira do gramado.

O que fazer para neutralizar contra o Atlético Mineiro?
Vai ser um jogo muito difícil porque nós sabemos que a situação do Atlético é complicada e foium dos times que mais contratou no campeonato. No começo, não dava para imaginar que eles viveriam isso. Mas no futebol isso acontece. Às vezes, grandes investimentos são feitos e as coisas não acontecem.

O que você aprendeu de mais valioso na convivência com o Vanderlei Luxemburgo?
O que procuro levar da vida são os exemplos. Ele é um dos maiores vencedores do futebol brasileiro. É um exemplo de trabalho. A permanência no Atlético, mesmo com o momento difícil, mostra a credibilidade que ele tem.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150