Foi apenas um jogo amistoso, que pouco será lembrado pelos torcedores daqui a um ano, por exemplo. Mas para o técnico Paulo César Gusmão e para os jogadores do Vasco a vitória por 3 a 1 sobre o Avaí, na noite de quarta-feira, no Estádio Ressacada, em Florianópolis, pela primeira rodada da Copa da Hora tem grande importância. Eles entendem que o resultado e a maneira como a equipe se comportou marcam a mudança de ambiente no clube e abre a perspectiva para uma temporada muito melhor.
\"Sei que ainda existe muita coisa a ser feita. O time precisa melhorar tecnicamente e nas questões táticas, enquanto os jogadores necessitam de uma evolução na parte física. Mas olhando eles atuarem fica a certeza de que estamos vivendo outro ambiente e que podemos projetar dias bem melhores quando o Campeonato Brasileiro recomeçar\", disse o treinador cruzmaltino.
PC Gusmão optou por não levar para Florianópolis atletas que não estão à disposição dele para o primeiro compromisso após o recesso do Campeonato Brasileiro, que acontecerá no dia 14 de julho, às 21h50 (de Brasília), contra o Goiás, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela oitava rodada.
Para este duelo o técnico não terá o lateral direito Irrazábal e os meias Felipe e Zé Roberto, contratações que vieram de fora do país e que só poderão atuar no fim de julho, com a abertura da janela de transferências para o exterior. O meia Carlos Alberto e o atacante Philippe Coutinho, que discutem a renovação de contrato e estão com futuro indefinido, também permaneceram no Rio de Janeiro.
\"Nós precisamos entender que o Vasco não pode depender de um ou dois jogadores, pois, pela sua grandeza, precisa de um grupo de qualidade. Por isso foi importante a vitória contra o Avaí. Não posso projetar o time que vai enfrentar o Goiás escalando atletas que só ficarão à minha disposição em agosto\", argumentou PC Gusmão.
Dentre os jogadores também era visível a alegria pelo bom resultado conquistado diante do Avaí. Caso do atacante Rafael Coelho, que voltou a marcar um gol depois de um jejum que começou em janeiro.
\"A bola não estava querendo entrar e agora ela entrou. Espero que seja o primeiro de muitos que estão por vir. Sempre confiei no meu potencial e acreditei na filosofia de trabalho do PC Gusmão - disse Rafael Coelho, que se sente em casa em Florianópolis, pois se destacou para o cenário nacional atuando pelo Figueirense.
O elenco do Vasco realizou um trabalho regenerativo nesta quinta-feira e nesta sexta-feira voltará a trabalhar aspectos táticos. O próximo compromisso pela Copa da Hora está previsto para o próximo sábado, às 19h30 (de Brasília), quando o time vai enfrentar o Grêmio, novamente no Ressacada.
Fora de campo a diretoria segue buscando a contratação de reforços e a prioridade é a contratação de um zagueiro. Existem negociações em vigor, mas os nomes estão sendo mantidos em sigilo. Integrante do elenco atual, o zagueiro Dedé deverá ser negociado com o futebol da Coreia do Sul até o início da próxima semana.