O Vasco empatou em 1 a 1 com o Grêmio, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro e, com o resultado, permanece na zona de rebaixamento. Entretanto, somando-se os resultados da Copa da Hora e do Brasileiro, PC Gusmão tem apenas uma derrota, justamente para o Grêmio, pelo torneio de Florianópolis.
Mesmo com o retrospecto positivo, PC Gusmão, treinador do Vasco, em entrevista coletiva, prefere não projetar situação do Vasco no restante do campeonato com base no aproveitamento atual:
\"Isso [4 pontos a cada 2 jogos] seria o ideal, você pontuar fora de casa e dentro de casa conseguir os três. Agora, a gente sabe que isso, dentro da competição, é muito difícl manter. Hoje, nossos números nã podem ser diferentes de contar três. Três porque a situação é uma situação ruim. A gente não pode deixar que os outros distanciem, a competiçao é muito equilibrada. Hoje, você viu o primeiro perder para o lanterna, que é o Alético-GO. Isso mostra um equilíbrio muio grande dentro da competição, uma competição onde o nível técnico, a gente sabe que tem que equilibrar, tem que melhorar para poder buscar posições melhores. A gente já vai para casa agora. Contra o Altético-GO, é uma equipe que eu conheço bem, que eu trabalhei no Atlético, que vem agora com aquele resgate de auto-estima. É uma equipe com grandes jogadores. A gente já sabe que vai ter mais uma batalha. Dentro de casa, o pensamento do Vasco não pode ser diferente do que três pontos, mas sabendo que tem que jogar, tem que ter estratégia para não se expor e dentro de casa, não conseguir fazer os três e deixar com que o adversário tenha a mesma proposta que a gente está tendo fora de casa.\"