O Vasco voltou a vencer no Campeonato Brasileiro ao bater o Fluminense por 4 a 2. Um dos destaques do clássico foi o atacante Gabriel Pec.
Depois de entrar aos 14 minutos do segundo tempo, Pec marcou duas vezes, aos 28 e 39 e garantiu a boa vitória do time cruzmaltino no clássico e foi o maior pontuador do Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet 2023.
Além de Gabriel Pec, o Vasco teve ainda dois jogadores na seleção da 23ª rodada: o zagueiro Maicon e o atacante Vegetti, que marcou um gol e deu uma assistência na vitória.
Nessa rodada, outro clube que também colocou três jogadores na seleção foi o Cruzeiro, que venceu o Santos por 3 a 0 fora de casa. Entraram os volantes Lucas Silva e Matheus Jussa e o meia Nikão, que fechou a goleada na Vila Belmiro com um belo gol.
Athletico-PR (com o zagueiro Cacá e o meia Vítor Bueno) e Internacional (com o lateral-direito Bustos e lateral-esquerdo Renê) tiveram dois jogadores cada também na seleção da 23ª rodada.
Completando o time, entrou o goleiro Cleiton, do Red Bull Bragantino, que chegou ao seu 11ª jogo sem levar gol no Brasileirão 2023 na vitória sobre o Grêmio por 2 a 0.
Entre os cinco maiores pontuadores da rodada, além de Gabriel Pec, estão também, pela ordem, Nikão, Vegetti, Vítor Bueno e Lucas Silva.
A seleção da 23ª rodada do Bola de Prata foi essa: Cleiton (RB Bragantino), Bustos (Internacional), Maicon (Vasco), Cacá (Athletico-PR) e Renê (Internacional); Matheus Jussa (Cruzeiro), Lucas Silva (Cruzeiro), Vítor Bueno (Athletico-PR) e Nikão (Cruzeiro); Vegetti (Vasco) e Gabriel Pec (Vasco). Técnico: Wesley Carvalho (Athletico-PR).
Já a seleção geral do Bola de Prata não teve alterações em relação ao time da última rodada.
A seleção do Bola de Prata 2023 ao final da 23ª rodada ficou assim: Lucas Perri (Botafogo), Mayke (Palmeiras), Adryelson (Botafogo), Víctor Cuesta (Botafogo) e Juninho Capixaba (RB Bragantino); Villasanti (Grêmio), Lucas Evangelista (RB Bragantino), Raphael Veiga (Palmeiras) e Arrascaeta (Flamengo); Tiquinho Soares (Botafogo) e Luis Suárez (Grêmio). Técnico: Abel Ferreira (Palmeiras).
Desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) + 60% das notas dos jornalistas.