Futebol

Pedrinho se despedirá do futebol no clube do seu coração

Ao mesmo tempo em que o amistoso deste domingo é a chegada de alguns, será também o capítulo final da história de Pedrinho no futebol. Trajetória que caso se transformasse em livro, teria capítulos de muitas glórias, lutas e, principalmente, amor. Amor a um clube que passou boa parte de sua vida. Onde nasceu, cresceu e ajudou a se tornar ainda mais vitorioso.

Quis o destino que a sua última imagem em São Januário fosse a de um choro. Choro de um torcedor que teve a chance de defender o time de coração. Mas quis a torcida que Pedrinho fosse eternizado com muita festa, algo que durante alguns anos ele e os cruz-maltinos fizeram de mãos dadas.

Na Colina desde os tempos de futsal, o menino Pedro Paulo ganhou o apelido no diminutivo, mas foi capaz de se tornar um gigante. Além da qualidade técnica, que rendeu, inclusive, convocação para a Seleção Brasileira, os fãs de futebol torceram também para que a sua luta contra as lesões tivesse um fim.

Querido não só pela torcida, mas também pelos ex-companheiros. Prova disso são os elogios de outros ídolos vascaínos como Edmundo, Felipe – a quem considera um irmão – e Juninho, que chega a fazer um pedido.

– Parabéns por tudo que representa para o futebol brasileiro e para o Vasco. Acho que ele poderia ficar mais seis meses e jogar o Carioca. Não é só por merecimento, mas tem qualidade para isso.

Que o jogo contra o Ajax possa fazer Pedrinho e torcida viverem novamente a alegria de outrora, sabendo que a despedida não será o fim, pois os ídolos são eternos.

Silêncio e embaixada contra maior rival

Em toda sua trajetória com a camisa vascaína, Pedrinho teve uma passagem marcante e que se tornou inesquecível para muitos torcedores. Em um clássico com o Flamengo, na final da Taça Guanabara de 2000, o time de São Januário vencia por 5 a 1 (placar final) quando Pedrinho recebeu a bola no meio de campo e foi ao ataque controlando a bola no ar. Os rivais acharam que a embaixadinha era um deboche e uma confusão teve início.

Pouco antes, Pedrinho havia marcado o quinto gol em uma cobrança de pênalti e comemorado com um sinal de silêncio em frente à torcida rubro-negra. O gesto ficou eternizado e virou até uma bandeira. Naquele jogo, Eurico Miranda, vice-presidente de futebol, distribuiu ovos de Páscoa para a torcida vascaína, que provocou o Fla ao gritar ‘Uh, é chocolate’. 

Promoção

No Vasco desde os tempos de futsal, Pedrinho foi promovido aos profissionais em 1995, juntamente com o amigo Felipe.

Tempos de glória

Pedrinho fez parte de uma das gerações mais vitoriosas do clube cruz-maltino. De 1997 a 2000, Pedrinho ajudou em conquistas como os Brasileiros de 1997 e 2000, além da Libertadores de 1998, quando fez gols importantes contra o Grêmio e garantiu a classificação às semifinais do torneio.

Lesão

Em setembro de 1998, em uma partida em São Januário contra o Cruzeiro, válida pelo Campeonato Brasileiro, após uma dividida, Pedrinho rompeu o ligamento cruzado do joelho direito, tendo de ficar sete meses afastado dos gramados. A lesão aconteceu apenas dois dias depois de Luxemburgo o ter convocado para para a Seleção, que enfrentaria a Iugoslávia. Havia sido a primeira convocação de Pedrinho.

Retorno

Pedrinho voltou ao Vasco em 2008, mas, com poucas oportunidades, pouco pôde fazer para evitar o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. O seu choro à beira do gramado foi uma das imagens mais marcantes daquele descenso, o primeiro da História do time cruz-maltino.

Fonte: Lancenet!
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147