O ano de 2013 no Vasco tem sido marcado por muita apreensão sobre o futuro. Passando por graves problemas financeiros, o clube ainda vive reformulações dentro e fora de campo, e tem sofrido para conquistar resultados positivos nas competições que disputa.
As últimas semanas, no entanto, têm reservado uma rotina bem mais doce. Após as chegadas do técnico Dorival Júnior e do meia Juninho Pernambucano, o Vasco venceu, no domingo, o clássico contra o Fluminense (3 a 1), na reabertura do Maracanã para clubes. Na segunda, foi a vez da apresentação do lateral direito Fagner, que retorna a São Januário após curta passagem pelo Wolfsburg, da Alemanha.
Aliviado com a \"folga\" na dureza dos últimos meses, o meia Pedro Ken comemora o momento positivo, mas, na mesma linha de Dorival Júnior, avisa: ainda há muito a ser feito.
\"A vitória com certeza foi muito importante, por toda a situação que a gente está vivendo, a pressão que o clube vive. Um resultado como foi o de domingo, e a forma como o time jogou, dá mais força para a gente seguir no campeonato. Mas é um campeonato longo. Foi um começo, tem muita coisa pela frente. Temos que pensar em regularidade, isso é o que nos vai fazer brigar lá em cima, e esse tem que ser o pensamento de quem estiver vestindo a camisa do Vasco\", afirmou o meia, em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br.
A esperança também tem dado as caras em São Januário. Após a exibição de gala de Juninho no domingo, o clube vive a expectativa pelas esteias de Fagner e do meia colombiano Montoya. O volante argentino Guiñazu, velho conhecido de Dorival, já acertou com a diretoria e deve ser apresentado, no mais tardar, até a próxima semana.
Fora de campo, o Vasco acertou na última semana um contrato de patrocínio de quatro anos e R$ 32 milhões com a montadora japonesa Nissan. O próximo \"alvo\" é a Caixa, que deve assinar por um ano e R$ 20 milhões assim que saírem as Certidões Negativas de Débito (CNDs). Com contratos pontuais, a empresa já estampou ca camisa cruzmaltina nos clássicos contra Flamengo e Fluminense.
Todas estas novidades contribuem para uma expectativa positiva de Pedro Ken. Incomodado com os rumores sobre uma possível luta contra o rebaixamento à Série B, o jogador crê que o pior momento já passou, e dá o recado: o objetivo do Vasco é brigar pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro.
\"A expectativa é muito positiva. Fora de campo as coisas estão acontecendo, a gente vê um empenho de colocar tudo em dia, de dar as melhores condições. E dentro de campo também, a gente vê uma melhora, jogadores de referência chegando, como o Juninho. A gente espera que possa dar certo, com o Dorival também impondo a filosofia dele. Acredito que o pior momento já tenha passado. Agora é procurar manter o foco, não deixar cair. O jogo exemplo é esse. É claro que a gente vai enfrentar dificuldades no campeonato, mas acho que a gente tem que se manter forte e com pensamento de chegar longe. O Vasco não pode nunca estar brigando para não cair, como a gente andou ouvindo essa semana. Isso é uma coisa que nem passa pela nossa cabeça, queremos brigar lá em cima. Espero que tudo dê certo, tanto dentro, quanto fora de campo\", concluiu.
O próximo compromisso é a partida contra o Criciúma, às 18h30 (de Brasília) deste sábado, em São Januário, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Vasco é o 11º colocado, com 10 pontos.