Em primeiro lugar, cabem algumas ponderações:
- Este post é um mero exercício, baseado nas campanhas que cada equipe faz no returno. A cada rodada, mudam-se os aproveitamentos do returno e mudam-se, portanto, as pontuações futuras baseadas nessa projeção.
- Como a projeção é um cálculo simples, baseado na simples soma da Pontuação atual com a pontuação futura (baseada somente no aproveitamento do returno), não tem nada a ver com aquelas famosas aparições dos matemáticos de returno (11% de chances de cair, 94% de chances de ir pra Libertadores, etc).
- É evidente que, quanto mais cedo for feita a projeção (menos rodadas do returno disputadas), maiores são as chances de distorções. É improvável, por exemplo, que o Bahia tenha campanha de 78% até o final. E é óbvio, por exemplo, que o Flamengo não vai manter um aproveitamento de 11% até terminar o campeonato. Lembremos: é SÓ um exercício baseado em projeção, não ter valor científico algum.
Métodos do cálculo:
- Pontuação Futura: pontuação que determinada equipe atingirá caso mantenha o atual aproveitamento do returno| até o final
- Projeção final: pontuação que determinada equipe atingirá somando-se: a pontuação que ela já conquistou à pontuação futura, conforme descrição acima.