Levou um tempo, mas o embaçado se dissipou e o Vasco já consegue ver melhor seu rosto no espelho em 2022. Já são dez reforços — contando com o meia Bruno Nazário, que ainda não foi anunciado, mas que já treina no clube. Com eles, o perfil do elenco fica mais claro para a temporada em que o time tentará o retorno à primeira divisão.
Será um elenco jovem — hoje com média de idade de 25 anos, que pode ficar mais baixa depois que a Copa São Paulo de Juniores acabar e jogadores como Andrey, Figueiredo e Vinícius se juntarem ao grupo profissional.
São apenas cinco atletas acima dos 30 anos e seis entre 24 e 29. O restante dos 26 à disposição no cruz-maltino tem 23 ou menos, a grande maioria oriundo da base.
É um elenco que mescla ativos formados no Vasco com jogadores que fecharam vínculos curtos, a maior parte emprestados por clubes que não tinham planos de aproveitá-los em 2022. Dos dez reforços, nove têm contrato até dezembro. Cangá assinou por três meses.
O clube segue no mercado. A tendência é que contrate mais um zagueiro, mais um volante e mais um atacante, de preferência, centroavante. O Estadual servirá de laboratório para a Série B, prioridade vascaína na temporada. Entre os jogadores já confirmados no elenco, a experiência na divisão inferior é um ponto marcante.
Dos 26 jogadores do elenco em 2022, 19 jogaram a Série B do Brasileiro no ano passado, entre remanescentes e contratados na atual janela.