De forma oficiosa confira as mudanças que deverão ocorrer no quadro Brasileiro da FIFA para a temporada de 2012.
No quadro de árbitros assistentes masculino a troca de Erich Bandeira (alcançou o limite de idade de 45 anos) deverá ser pelo competente assistente Goiano Fabricio Vilarinho da Silva que já vinha beliscando a vaga há algumas temporadas.
No quadro masculino nenhuma troca por idade limite!
A primeira vaga é a de Salvio Spinola Fagundes Filho que foi retirado da lista por não possuir idade para concorrer a uma vaga na Copa do Brasil (mesmo tendo idade para permanecer no quadro Internacional por mais dois anos e sendo o número um do ranking da CBF). Preferindo encerrar sua carreira no topo Salvio decidiu parar ao invés de permanecer por dois anos no quadro especial (ex-FIFA). Para o seu lugar a CBF propõe o nome do Alagoano Francisco Carlos Nascimento, o Chicão, dando pela primeira vez na história um escudo da FIFA para um árbitro daquele Estado.
A segunda e diputada troca é o retorno do árbitro do Rio de Janeiro Péricles Bassols Cortez que, após ter permanecido um ano fora da FIFA como árbitro especial retorna ao quadro. O interessante é que em Janeiro de 2011, Péricles cedeu a vaga ao seu conterrâneo Gutemberg de Paula Fonseca que, após uma temporada onde não conseguiu firmar seu nome no quadro, dia primeiro irá devolver o escudo.
Oficialmente a confirmação se dá no dia 1º de Janeiro, mas se tudo correr conforme o proposto pela CBF estes deverão ser os nomes do quadro Brasileiro:
Destacados em verde os novos nomes do quadro
Já no quadro feminino, uma revolução! Entram 5, ficam 3!
Priorizando a forma física (já que o Brasil teve vária árbitras e assistentes devolvidas em competições e cursos internacionais por não obterem êxito nos testes físicos) o quadro será formado por 8 árbitras (essa é a proposta!). Restando apenas uma confirmação, confira o nome das 4 centrais e 4 assistentes do Brasil para 2012.
Árbitras que ficaram: Ana Karina Marques Alves (PE) e Simone Xavier de Paula e Silva (RJ).
Árbitras que ingressam: Daniela Coutinho (BA) e Regildênia de Holanda Moura (SP).
Assistente que ficou: Katiuscia Mayer Berger Mendonça (ES).
Assistentes que ingressam: Janette Mara Arcanjo (MG), Lilian da Silva F. Bruno (RJ) e Tatiana J. de Freitas (RS).
Relembro que oficialmente só no dia primeiro, mas dificilmente a FIFA irá revogar o desejo da CBF!
Abraços e sorte para os que entram! Que possam representar a arbitragem Brasileira de forma honrosa!