Futebol

Pesquisa de torcidas mostra Vasco perdendo torcedores em Goiânia

Nota Supervasco: alguns detalhes chamam atenção na pesquisa:

1) A falta de um bom trabalho de marketing do Vasco nos últimos anos resultou num envelhecimento de nossa torcida. Dos pesquisados acima de 50 anos, 6,1% torcem para o Vasco. Entretanto, entre 16 e 24 anos, apenas 3,6% são vascaínos. Fenômeno contrário ao que aconteceu com a torcida do São Paulo;

2) O percentual de corintianos e flamenguistas entre as torcidas feminina e masculina de cada time é bastante equilibrado, diferentemente do que acontece com os demais clubes, que normalmente possuem muito menos torcedoras do que torcedores. Este fenômeno é popularmente conhecido como \"torcedores modinha\", ou seja, dizem torcer por um time conforme influência da mídia.

3) O maior patrimônio do Vasco vinha sendo destruído pela antiga diretoria, que costumava se orgulhar dos azulejos da piscina do Vasco, acreditando ser aquele o maior patrimônio do clube.

A pesquisa foi realizada pela empresa Fortiori, por solicitação da Rádio 730 e jornal Tribuna do Planalto. O Goiás Esporte Clube foi o time mais citado entre os times goianos e os times nacionais.

“Nosso objetivo é identificar de forma isenta, e tecnicamente correta, quais as marcas do futebol preferidas pelo goianiense”, disse Carlos Bueno, superintendente da Rádio 730. Os dados da pesquisa devem ser considerados, para efeito de análise com vários outros sobre o poder das marcas do futebol em Goiás. Ao analisar a pesquisa, o coordenador de esporte da Rádio 730, Charlie Pereira, avaliou que os dados históricos do público no Estádio Serra Dourada mostram que o Vila Nova tem levado mais torcedores ao campo do que o Goiás, portanto é uma torcida mais fiel na hora do jogo, apesar de ter aparecido em segundo nesta pesquisa.

Foram feitas duas perguntas para identificar a preferência entre os 607 torcedores entrevistados. Uma das perguntas considerou todos os times do Brasil e outra somente para identificar a preferênica entre os times do Estado de Goiás.

Metodologia:
A pesquisa foi realizada com a mesma metodologia utilizada para identificar a opinião dos eleitores e suas opções, estratificada nas variáveis por sexo, idade, grau de instrução e região eleitoral da cidade. Ela foi realizada em conjunto com a pesquisa eleitoral divulgada recentemente pela Rádio 730. A margem de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima é de 4%.


\"\"/

Relatório 1:
Goiás é o mais citado e Vila Nova fica em segundo, entre os times do Estado (o entrevistado considerou exclusivamente os times goianos, neste relatório).

Aos entrevistados foi solicitado que pensassem apenas nos times goianos para que manifestassem sua preferência em temos de torcida. Goiás (39,3%) e Vila Nova(17,5%) foram os times mais citados pelos entrevistados.

\"\"/

Estratificação do relatório 1 por sexo, idade e grau de instrução:

Na variável sexo, considerando exclusivamente a opinião do entrevistado quanto aos times goianos, destaca-se o fato de que Goiás e Vila Nova foram citados por perfis diferentes.
Os entrevistados que citaram o Goiás tem uma diferença menor entre as opções de homens e mulheres, percebendo-se assim o fato como um fator que pode ter influenciado o resultado da tabela anterior. Ao mesmo tempo, pode ser a manifestação de uma marca com mais proximidade junto ao público feminino.
No entanto, 51,1% das mulheres entrevistas preferiram manifestar a opinião de que não torcem para nenhum dos times goianos (VEJA O RELATÓRIO ABAIXO COM OS TIMES NACIONAIS E A OPINIÃO DAS MULHERES).

\"\"/

A variável grau de instrução identificou que é menor a diferença entre Goiás e Vila Nova entre eleitores que têm o primeiro grau e o segundo grau.

\"\"/

Analisando a variável idade, destaca-se o fato de que, entre os entrevistados, a torcida do Atlético Goianiense é maior entre o público com mais de 50 anos, considerando as outras faixas de idade do time. Este fato pode justificar a idéia de que faltou nas últimas décadas uma força de renovação da torcida atléticana. A atuação do time, agora, na série, com a possibilidade de ser campeão, deve impulsionar esta renovação.

Outro aspecto relevante, é o fato de que entre os entrevistados entre 16 e 24 anos e os que tem mais de 50 anos, manifestaram opiniões em que percebe-se a menor diferença entre o Goiás e o Vila Nova. O índice de 23% na faixa de 16 a 24 anos para o Vila Nova contrapõe a idéia de que este time não teria uma renovação da sua torcida por não estar na série A, muito pelo contrário.

\"\"/

Relatório 2:

Goiás, Coríntians, Flamego e Vila Nova tem mais torcida quanto a resposta é múltipla e considera os times nacionais:

Foi pedido ao entrevistado que citasse de forma espontânea para qual time de futebol ele torce e, em vários casos, foram citados os nomes de times do Estado e de fora, portanto, reflete um comportamento de diversos torcedores que tem um time em Goiás e outro fora.
Outras pesquisas já relataram, Brasil afora, a posição de Flamengo e Coríntians como os times preferidos no País.
Assim, muitos torcedores de Goiás e Vila Nova também manifestaram a opinião em prol dos times de fora.
Esta resposta múltipla reflete o que é real: muitos torcedores gostam dos times do Estado, mas também dão prestígio aos times de outros lugares.
O fato também reflete a condição de Goiânia como uma cidade que cresceu com forte participação de imigrantes de outros Estados.
Do mesmo modo, diversos torcedores de times de outros Estados, como Internacional, Santos, Cruzeiro, entre outros (veja a tabela ao lado), também assumem uma preferência regional tão logo passem a conviver com a realidade local. Neste aspecto, hipoteticamente, o Goiás deve ter a vantagem em virtude da posição na Série A do Campeonato Brasileiro.

\"\"/

Estratificação da pesquisa com a opção de times de todo o Brasil, por idade:Nesta tabela, os dados mostram que o São Paulo foi citado por 18,8% dos entrevistados entre 25 e 34 anos, onde é visto com simpatia por uma faixa de público que era bem jovem quando o time alcançou o campeonato mundial e que hoje estão na torcida pelo time paulista. Do mesmo modo, o Coríntians ficou entre os mais citados na faixa entre 16 e 24 anos, com 25,2%, atrás do Goiás, com 30,9% e seguido pelo Vila Nova com 17,3%.

\"\"/

A maior parte das mulheres tem time de futebol preferido
A pesquisa idenficou que o público feminino, ao contrário do que se propaga sobre o distanciamento das mulheres em relação ao futebol, tem uma boa parcela que vê as marcas com muita simpatia. Basta observar que entre os que disseram que não torcem para ninguém, 14,,8% são do sexo masculino e 45,5% do sexo feminino. Daí, concluí-se que 64,5% das mulheres entrevistadas manifestaram uma opinião de proximidade com várias marcas de times de futebol.
Na faixa feminina, assim, é interessante observar a maior presença do Goiás (19%), do Coríntians (13,5%), Flamengo (11,6%) e Vila Nova (8,4%).

\"\"/

Bairros onde foram feitas as entrevistas:
\"\"/

Fonte: Rádio730
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150