O atacante Mauricio Pinilla, que teve rápida passagem pelo Vasco em 2008 e atualmente defende o Palermo, da Itália, é a principal novidade entre os convocados pelo técnico da seleção chilena, Marcelo Bielsa, para o amistoso contra a Ucrânia no dia 7 de setembro, em Kiev.
Na lista estão 11 jogadores que atuam em equipes de fora do Chile. O técnico deve completar a relação com atletas que jogam no país poucos dias antes do amistoso.
Bielsa deixou de fora alguns jogadores conhecidos, como Alexis Sánchez, Humberto Suazo e Valdivia, apostando em algumas novidades.
O objetivo é aproveitar o amistoso para testar o desempenho dos novatos.
Pinilla, que foi vice-artilheiro da segunda divisão italiana pelo Grosseto, voltará a vestir a camisa da seleção após quatro anos, e pela primeira vez na era Bielsa.
A última vez que o jogador, de 26 anos, defendeu o Chile foi no dia 15 de novembro de 2006, em um amistoso contra o Paraguai, quando o treinador era Nelson Acosta.
O jogador do Palermo ficou mais conhecido nos últimos anos por sua vida fora dos gramados do que por seu rendimento no futebol.
Este foi um dos principais motivos para o jogador não ter sido convocado por Bielsa anteriormente. No entanto, seu nome foi citado em várias ocasiões como um bom reforço para a seleção chilena.
Na Itália, Pinilla parece ter encontrado o equilíbrio e a regularidade que lhe faltaram anteriormente.
Confira a relação dos jogadores convocados por Bielsa nesta sexta:.
Defensores: Mauricio Isla (Udinese-ITA) e Osvaldo González (Toluca-MEX).
Meias: Marco Estrada (Montpellier-FRA), Charles Arànguiz (Quilmes-ARG), Carlos Carmona (Reggina-ITA), Pedro Morales (Zagreb-CRO) e Rodrigo Tello (Eskisehirspor-TUR).
Atacantes: Fabián Orellana (Granada-ESP), Héctor Mancilla (Toluca-MEX), Emilio Hernández (Argentinos Juniors-ARG) e Mauricio Pinilla (Palermo-ITA).