Na guerra pelo direito de usar o Estádio de São Januário nas semifinais da Copa do Brasil, o Vasco ganhou um grande aliado. Ontem, o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE), major Marcelo Pessoa, declarou que o efetivo disponível garantiria a segurança dos torcedores em qualquer estádio do Rio de Janeiro.
\"A Polícia Militar enviou um ofício à CBF sugerindo que a partida fosse realizada no Maracanã. A PM nunca deixaria de garantir segurança ao povo. Foi apenas um recomendação, nossa corporação está preparada para atuar com eficiência em qualquer evento esportivo\", garantiu major Marcelo.
Mas a luta promete continuar difícil. O Vasco está traçando uma verdadeira estratégia de guerra para ter respeitado o direito de jogar em São Januário, mas preferiu não revelar que armas usará.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, ontem, que o Maracanã será o palco das duas partidas contra o Fluminense, pelas semifinais da Copa do Brasil.
Na terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco tentou jogar o clássico com o Fluminense, em São Januário, pois conseguiu uma liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas a manobra cruzmaltina foi rápida e estrategicamente anulada pelo vereador Carlos Caiado (PFL) que entrou com uma ação na terceira vara empresarial, e conseguiu outra liminar na sexta-feira, transferindo o clássico para o Maracanã, acabando com qualquer esperança vascaína de ter o seu direito respeitado.
A CBF, seguindo determinação da Justiça, imediatamente remarcou a partida para o Maracanã e acabou violando o artigo 20 do Estatuto do Torcedor, que obriga que os ingressos comecem a ser vendidos em até 72 horas antes do início da partida.
Depois da primeira tentativa ter fracassado, o departamento jurídico do clube começou a traçar planos para reverter a situação.
O clube manteve o que foi dito, quinta-feira, pelo presidente Eurico Miranda: \"O Vasco vai lutar pelos seus direitos.\"
Nas semifinais da Copa do Brasil, o Fluminense terá o mando de campo na primeira partida. Com isso, caso a soma dos placares das duas partidas termine empatada, o Vasco se classifica se fizer mais gols no primeiro jogo, considerado fora-de-casa.