Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (23/8), a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal divulgou o plano de operações para os jogos Flamengo x Grêmio, no sábado, às 18h30, e Vasco x Corinthians, domingo, às 16h. No sábado, cerca de 100 mil pessoas são esperadas na área em volta do Estádio Nacional Mané Garrincha, por conta de outros eventos que acontecerão simultâneamente ao jogo, no Centro de Convenções e no próprio estacionamento da nova arena.
Como em torno do estádio há apenas 19 mil vagas, a recomendação é que as pessoas usem os estacionamentos do Parque da Cidade. Uma linha de ônibus funcionará dentro do parque para transporte de pessoas até o Eixo Monumental e pequenas alterações serão feitas na via, para facilitar a travessia de pedestres. Só para a partida de sábado, a Polícia Militar (PM) mobilizará 600 policiais especificamente para a segurança do jogo.
Ao fim da partida, às 20h15, o Eixo Monumental sentido Rodoviária-Palácio do Buriti será fechado para facilitar a evacuação dos torcedores do estádio. A via permanecerá interditada até às 21h, no máximo, quando volta a funcionar normalmente.
No domingo, o fluxo de pessoas na área central da cidade não será tão intenso (expectativa de 45 mil pessoas), mas a preocupação das forças de segurança é grande, por conta do encontro de torcidas organizadas na partida entre Vasco e Corinthians, às 16h. A PM separou um efetivo de 800 policiais para trabalhar no estádio e entorno e ainda fará reunião com as organizadas dos dois clubes na tarde desta sexta-feira, para traçar plano de escolta e dar orientações aos líderes.
"Estamos em contato constante com as PMs do Rio de Janeiro e de São Paulo para pegar informações sobre essas torcidas organizadas e receber orientações que possam nos ajudar a manter a segurança do evento", afirmou o o coronel Cleber Lacerda, da Polícia Militar.