Para conseguir ocupar a quarta colocação no Campeonato Brasileiro, o Vasco tem utilizado um artifício diferente dos demais adversários. Não são as vitórias em casa que credenciam o time a brigar por uma vaga na Libertadores, mas os triunfos como visitante.
A equipe estaria em primeiro no Brasileirão, se fossem considerados somente os pontos obtidos fora de casa. Vale lembrar que na estatística é incluído o jogo contra o Flamengo, quando os rubro-negros tinham o mando de campo. Houve vitórias também contra Ponte Preta, Grêmio, Santos e, no último domingo, contra Internacional.
Nesse jogo um dos destaques foi o goleiro Cássio, que se diz satisfeito com os resultados obtidos: \"Foram boas vitórias e bons jogos. Temos de continuar assim. Jogar lá fora e sempre trazer pontos para o Rio\".
O jogador afirmou ainda que as vitórias em domínios alheios serão ainda mais importantes daqui para frente. \"É valido você pontuar fora ao máximo, principalmente no segundo turno, porque você põe três pontos no bolso e o adversário ainda perde três\", disse Cássio.
Nas últimas duas vitórias fora, inclusive, o Vasco bateu equipes que estão próximas na tabela de classificação. \"São jogos de seis pontos. Geralmente aquele que joga dentro de casa vai jogar fora na rodada seguinte\", continuou o goleiro. Com 32 pontos, os vascaínos estão três atrás do Santos e um à frente do Internacional.
A missão do Vasco agora é provar que pode manter o desempenho nos jogos em São Januário. Lá, a equipe fará três das próximas quatro partidas, contra Ponte Preta, Grêmio e Goiás. O outro desafio será o clássico contra o Fluminense, no Maracanã.
O time seria apenas o 13º na tabela de classificação se fossem considerados os jogos como mandante. Em nove partidas, foram quatro vitórias, três empates e duas derrotas.