Mazinho, que sempre estará na lembrança de todos os vascaínos como um dos melhores laterais esquerdos que vestiram a nossa camisa (e hoje em dia então, com a atual falta de qualidade nessa posição, as saudades ainda são maiores...), se retirou do futebol em 2003 e desde então ficou morando em Vigo, cidade espanhola.
Lá, abriu uma escolinha de futebol, a \"Escuela de Fútbol Mazinho Mercantil Fundación Celta\", em colaboração direta com o clube onde teve passagem mais marcante na sua carreira na Espanha, o Celta de Vigo (também jogou pelo Valencia).
\"Reparei que não havia um trabalho muito definido nas categorias de base sobre os fundamentos do futebol, como o controle de bola, o passe... até os 14 anos não podemos prender os garotos nas posições, para que possam desenvolver todo o seu potencial. Temos que deixar eles praticarem. É assim que se faz no Brasil. Aí sim, com 15 ou 16 anos, vamos ensinar como eles devem se posicionar, e o que devem fazer em determinadas situações.\"
Seus dois filhos estão nas escolinhas do Barcelona, e atualmente Mazinho também faz trabalho de olheiro na Galiza (assiste cerca de 10 a 15 jogos de categorias de base por semana para isso) para o clube de Ronaldinho Gaúcho. Isso fez com que ele abandonasse o trabalho a tempo inteiro na escolinha, mas ainda assim passa três ou quatro dias em Barcelona e regressa sempre a cidade galega.
Estou sempre com o Donato na Coruña, ou com o Mauro Silva, que agora vive em São Paulo, e também com o Bebeto quando vem até a Galiza. São amigos com quem vivi muitas experiências no futebol e isso sempre vai nos unir.