O Vasco terá direito a receber dinheiro como clube formador se Philippe Coutinho for vendido do Barcelona ao Aston Villa. A negociação está avançada para compra definitiva dos direitos econômicos por 20 milhões de euros, como o Blog informou. A expectativa é de que o acordo seja fechado em breve. Se a transferência for oficializada nesses moldes, o Cruzmaltino ganhará 450 mil euros (cerca de R$ 2,4 milhões).
Esse valor corresponde a 2,25%, porcentagem que o Vasco tem direito por meio do mecanismo de solidariedade da Fifa por ter revelado Coutinho. O meia-atacante de 29 anos fez sua formação de base no Vasco e estreou no time principal em 2009. Ele foi convocado hoje (11) pelo técnico Tite para os amistosos da seleção brasileira em junho.
Coutinho foi emprestado do Barcelona ao Aston Villa até junho e se destacou. A permanência definitiva do brasileiro na Inglaterra é um pedido do técnico Steven Gerrard, seu ex-companheiro de Liverpool e peça fundamental na sua contratação. Desde que chegou ao Aston Villa, em janeiro de 2022, o brasileiro fez 16 jogos oficiais, marcou quatro gols e deu três assistências.
Aos 29 anos, Philippe Coutinho é das contratações mais caras da história do Barcelona, com quem tem contrato até junho de 2023: 135 milhões de euros. A passagem pelo futebol espanhol, no entanto, deixou a desejar. Em quatro temporadas, teve destaque em apenas uma, em 2018/19, quando participou de 54 jogos e balançou a rede em 11 oportunidades.