Convidado do programa Balanço Esportivo, da CNT, o goleiro vascaíno Fernando Prass falou sobre a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, a projeção dos goleiros no cenário mundial, seleção brasileira, dentre outros assuntos.
Confira abaixo a entrevista do jogador:
Quem é melhor, os goleiros brasileiros ou portugueses?
Quando eu estava em Portugal também era muito questionado por isso. Na época, tínhamos goleiros brasileiros no Benfica, Porto, Guimarães, e várias outras equipes. Hoje o goleiro está muito valorizado no mercado, tanto que quando fui para Portugal, fui para o lugar do Helton, que foi para o Porto, porque eles queriam manter esta escola de goleiros brasileiros. Hoje, sem dúvida nenhuma, o goleiro brasileiro está entre os melhores do mundo. Antigamente eram os atacantes, os meias, e agora tem os zagueiros e os goleiros. Eles são muito bem contatos em Portugal, pois tem a facilidade do visto de trabalho, mas em termos de qualidade não perde para escola nenhuma.
Disputa pelo título do Campeonato Brasileiro:
\"Em termos de adversário e tabela, a do Fluminense é mais acessível. O Corinthians jogará no Barradão e deve ter promoção de ingressos, com isso o estádio deve estar cheio. O Cruzeiro pegará o Flamengo, no Rio, mas não depende só deles, depende também de um tropeço. O Corinthians jogará com a gente, o Cruzeiro, mas acho que o Corinthians tem a vantagem de estar na frente e falta apenas três jogos.\"
Mala branca e preta no futebol:
\"Mala branca é normal, mas mala preta nunca vi. Nunca esteve presente perto de mim, nem com os meus amigos e nem com o meu próprio clube. Nunca vi dinheiro para incentivar uma derrota, mas para incentivar um resultado positivo... O objetivo é vencer. O incentivo que vem de fora não vai de encontro com o que você está fazendo.\"
Dificuldade para jogar com os pés:
Goleiro não tem que ter necessariamente qualidade com os pés, mas se tiver, melhor. Quando a bola chega no goleiro, é porque geralmente o time está sufocado, tomando pressão, então você tem que repor a bola para frente, numa situação de recuo de bola. Quando tem um time que joga em função do goleiro, como é o São Paulo, o Rogério Ceni usa muito bem os pés, mas também é porque não usam só ele para jogar em situações de aperto, o Rogério Ceni não é só utilizado em situações de aperto, pois se der bola para ele nessas situações, ele também dará chutão. Acho que um time cria uma estrutura para utilizar isso.\"
Renovação de contrato:
\"Renovei até o fim de 2013. Até, quando o jogador está em fim de contrato, sempre você recebe contato de outros clubes, mas sempre deixei claro que minha intenção em ficar no Vasco, e sorte para mim que o Rodrigo Caetano acelerou esse meu processo de renovação. Não tem cláusula nenhuma para sair do Vasco [no meio do contrato], porque hoje, sem fazer média com ninguém, não penso em sair do Vasco.\"
Melhor goleiro brasileiro:
Vítor, Fábio e o Jeferson, estão num nível muito bom. Acho que pela projeção que eles tiveram na seleção brasileira e por estarem hoje... praticamente todos estes goleiros que citei estão brigando pela ponta do campeonato, acho que falta isso de repente para mim. Se o Vasco estiver brigando pela ponta do campeonato e eu estiver num momento bom, posso me considerar entre eles.
Passa pela sua cabeça jogar na seleção brasileira?
Tenho que ser bem realista. A seleção está fazendo um planejamento pensando na Copa de 2014. Então se trabalha em cima da idade. Como eu já tenho 32 anos, acho que dificilmente, pela idade e projeção, acho muito difícil.