O Vasco segue se preparando para o confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 19h30, contra o Icasa (CE), no Ceará. Como empatou por 1 a 1 com os cearenses dentro de São Januário, na semana passada, o Cruzmaltino vai entrar em campo pressionado pela obrigação de vitória, já que um empate sem gols serve aos nordestinos, pois os gols marcados na casa dos visitantes valem como critério de desempate. Novo 1 a 1 forçará a disputa de pênaltis e igualdades a partir de 2 a 2 serve aos vascaínos.
Justamente por essa situação que o Vasco terá que marcar gols. Mas o técnico Dorival Júnior tem procurado trabalhar o lado psicológico dos jogadores, lembrando que é preciso ter calma para que a afobação não possa atrapalhar o desempenho da equipe.
\"O Vasco tem noventa minutos para conseguir essa classificação e é nisso que devemos pensar para não sermos surpreendidos. Não adianta de nada pensarmos apenas em ir ao ataque de qualquer maneira, pois assim seremos uma presa fácil. É preciso ser ofensivo, mas ao mesmo tempo inteligente para não ficarmos expostos\", disse Dorival.
O goleiro Tiago concorda com o treinador. Na partida de ida, mesmo vencendo por 1 a 0, o Vasco permitiu os contra-ataques do Icasa, sendo castigado com o empate. \"Temos que jogar com muita inteligência, valorizando a posse de bola e não dando espaços para que o nosso rival possa contra-atacar. Termos a bola a maioria do tempo nos nossos pés é o primeiro passo para que a classificação possa ser alcançada\", afirmou o goleiro, que evitou a derrota no jogo de ida.
O lateral-direito Paulo Sérgio é outro que entende que o Vasco não deve desvalorizar o poder de fogo dos cearenses. \"O Icasa mostrou que é um time muito perigoso nos contra-ataques, que não pode ser dado como carta fora do baralho. Normalmente eles crescem quando os outros pensam que a situação deles se complicou. Foi assim quando eliminaram a Portuguesa em São Paulo e o Confiança em Sergipe. Dessa vez eles serão mais fortes, pois poderão decidir em casa. Temos que ter cuidado, mas não podemos deixar de impor a nossa maneira de atuar, pois o Vasco tem como uma de suas prioridades esse ano a conquista do título desta Copa do Brasil\", ressaltou o lateral-direito.
Para este jogo Dorival Júnior poderá contar com o retorno do zagueiro Leonardo, recuperado de uma lesão na região da bacia, que o tirou das duas últimas partidas da equipe. Já o zagueiro Fernando, o volante Nílton e o meia Jéferson seguem fora, vetados pelo departamento médico. Recuperado de um edema na coxa direita, o meia Carlos Alberto voltou a treinar com bola desde sexta-feira passada e pode ser escalado. Segundo os médicos do clube a sua escalação depende apenas do treinador, uma vez que o mesmo já foi entregue para a preparação física. A tendência é que ele comece.
\"Temos ainda mais um treinamento e vamos pensar com calma na melhor escalação do Vasco para esse compromisso\" ponderou Dorival, sem querer antecipar nada.
Nesta segunda-feira o elenco trabalhou mais uma vez no Estádio Arruda, emprestado pelo Santa Cruz (PE), uma vez que a delegação permaneceu em Pernambuco após a vitória sobre o próprio Tricolor pernambucano por 3 a 2 no amistoso do último sábado. Nesta terça-feira pela manhã acontece outro treinamento no Arruda, onde Dorival vai definir a formação que vai a campo. Em seguida a delegação embarca para o Ceará, local do jogo com o Icasa.
Fora de campo a diretoria segue em busca de reforços e um nome que ganhou força, segundo a imprensa catarinense, foi o do meia Michel Neves, que foi um dos destaques do Criciúma no Campeonato Catarinense. O jogador tem seus direitos federativos divididos entre o Internacional e o Marítimo, do Portugal, e vem encontrando dificuldades para ter seu contrato renovado pelo clube do interior de Santa Catarina. O Vasco já teria aberto negociação.