A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou a autorização da volta do público aos estádios de futebol a partir do dia 10 de julho. A medida foi publicada neste sábado, em edição extra no Diário Oficial, que saiu às 23h17. Em um primeiro momento, os estádios vão poder receber 1/3 de sua capacidade.
Houve uma alteração no planejamento inicial. No lançamento das fases de reabertura durante a pandemia de Covid-19, a liberação de 1/3 da capacidade dos estádios para competições esportivas aconteceria no dia 2. No entanto, a fase 3 foi desmembrada em A, que sera realizada a partir do dia 2, e B, que inicia no dia 10.
O que diz o texto?
"ABERTO COM RESTRIÇÕES: Centros de treinamentos esportivos abertos para treino, sem público, sendo vedado uso de sauna, piscina e banheira de hidromassagem. Competições esportivas com capacidade simultânea máxima de 1/3, sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa. Venda de ingressos somente online ou caixas de auto atendimento. Atividades de lazer e esporte em piscinas, vedado o compartilhamento de objetos.Clubes, associações, hipódromos, quadras de aluguel e congêneres abertos, vedado esportes de contato.Continuam fechados escolinhas de treinamento.Continuam vedados eventos em espaços fechados."
No Maracanã, 1/3 da capacidade do estádio corresponde a 22 mil pessoas. Em São Januário, 7 mil torcedores. E no Nilton Santos, 14 mil. Ainda não há um protocolo definido, mas sera obrigatório o uso de máscara de distanciamento social de quatro metros quadrados. Não haverá recomendação para medição de temperatura.
O Campeonato Carioca terá quatro jogos neste domingo para a conclusão da quarta rodada. Na quarta-feira, termina a fase de classificação de Taça Rio, quando serão definidos os semifinalistas da competição. Com a liberação, é possível que a decisão da Taça Rio, se for realizada no dia 12, seja disputada com público.