EXCLUSIVO: Preparador físico analisa momento do Vasco, detalha recuperação de alguns atletas (Juninho, Guiñazu, Bernardo e Fagner) e pede para a torcida lotar o Maracanã!
Novo preparador físico do Vasco da Gama desde a chegada de Adílson Batista, o ex-fisiologista Daniel Gonçalves participou na noite desta segunda-feira (04/11) do programa "Só dá Vasco". Na oportunidade, o profissional discorreu sobre os seguintes assuntos:
>> Nova função no Vasco
“Realmente é uma função que eu já almejava em trabalhar no Vasco, mas nunca sendo anti-ético ou desleal a meus companheiros, e sempre querendo ajudar o Vasco. Nessa função tem sido gratificante um contato inicial com o Adilson, com o Gustavo, o Jorge Luis e o Carlos Germano , com quem eu já tinha contato. Esse é um momento de entrosamento da comissão técnica. Todos vem mostrando sua competência. Nosso novo comandante também está mostrando seu trabalho a frente do time do Vasco.”
“Eu sou preparador físico com especialização em fisiologia. Eu já exerci essa função com o Antonio Lopes e com o Gaúcho. Nunca foi um mistério para mim. Eu estou preparado para exercer essa função. Foram grandes profissionais que passaram pelo Vasco. Cito o Celso Resende e o Luis, que possuem um histórico no futebol e me ajudaram bastante. Estamos aí empenhados em elevar o desempenho do Vasco, que incomoda a todos. Temos a certeza de um desempenho melhor que diante do Santos. Nós podemos conseguir a vitória e sair dessa situação difícil no campeonato.”
>> Bernardo e Guiñazu
“O Guiñazu mudou o visual. É uma figuraça, inteligente demais, um jogador excelente e infelizmente não pode ajudar a gente dentro de campo. Apesar disso, ele traz muito alto astral para o grupo. Hoje a gente está precisando dessa positividade. Esperamos que ele possa atuar em breve. Ele fez hoje pela primeira vez um trabalho de coletivo no campo, uma simulação de um jogo de verdade. Ele foi muito bem. Foram dois tempos de 35 minutos e ele fez um dos tempo e foi muito bem. Ele vem numa fase de desenvolvimento físico e técnico. Ele ainda não pode voltar contra o Santos, mas a recuperação que ele vem tendo nos deixa confiante de que ele possa ser aproveitado antes do fim do campeonato".
"O Bernardo fez um coletivo com a equipe hoje também, assim como o Guiñazu. Ele foi muito bem. Ele está cumprindo todos os últimos trabalhos na parte física e fisiológica normalmente"
"Em breve, depois de fazerem os trabalho físicos e fisiológicos, estarão prontos para atuarem. Vai depender do Adilson para que sejam utilizados na reta final do campeonato”.
>> Tenório e Rodolfo:
“O Rodolfo vinha treinado normalmente, mas como teve uma lesão grave ainda faltam algumas situações para ele se recuperar e fazer ainda alguns trabalhos. Ele realizou um trabalho específico e amanhã vai fazer um trabalho com o grupo. Já o Tenório vem fazendo um trabalho com posse de bola e em breve fará um coletivo. O trabalho dele hoje foi marcado por um trabalho físico. Agora vamos avaliá-los no dia a dia para saber se poderão estar disponíveis. Apesar disso, não estabelece nenhum prazo.”
>> Recuperação do elenco:
“A recuperação começou no jogo após a partida em Macaé diante do Coritiba antes deles retornarem ao hotel. A recuperação já começou no vestiário com hidratação e reposição de sais minerais. Eles estão sendo orientados pela Mildre, a nossa nutricionista, na parte da alimentação adequada. Hoje os atletas que jogaram fizeram um trabalho recuperativo. Deram aquela corridinha no gramado e depois fizeram fisioterapia na banheira de água gelada. A recuperação tem sido boa apesar de uma agenda de jogos muito cheia. Não tem nada que nos preocupe e prejudique os planos do Adílson Batista".
>> Fagner, Juninho e Fellipe Soutto:
“O Soutto está numa fase mais difícil que o Juninho e Fagner, ambos já passaram pelo departamento médico e fizeram uma análise pelo Clovis Munhoz e estão numa situação que requerem apenas alguns cuidados, mas creio que poderão atuar contra o Santos, já em relação ao Soutto, é algo que vai precisar de um período de fisioterapia mas eu ainda não sei como foi o posicionamento hoje do DM mas sabemos das dificuldades por conta do período de jogos e ainda passará por um trabalho de fisioterapia para que ele fique 100%.”
>> Jogo no Maracanã contra o Santos:
“Sobre o tamanho do Maracanã: ele está hoje com 105x68, que é o padrão FIFA. São Januário, que era 110x70, sofreu modificação e está com 105x68. Os dois com as mesmas proporções, mas o que modifica é a diferença nas extremidades, a distância da arquibancada para linha lateral. Temos vantagens e desvantagens. A vantagem do Maracanã é o número maior de torcedores. Existe na internet uma campanha 70 mil no Maracanã. É mais um ânimo para todos. Que o adversário sinta que a torcida está junto com o time. Espero que a torcida seja o 12° jogador, dificulte o lado do Santos e facilite para gente. O aspecto físico modifica muito pouco, a não ser pelo gramado. Apesar de São Januário também possuir um bom gramado .Agora o importante é que a nossa torcida lote o Maracanã e nos apoie.”
>> Apoio da torcida e confiança nos atletas:
“Temos um trabalho na parte psicológica com a Maria Helena. Nessa situação todos estão precisando de mais tranquilidade e tudo foi graças à vitória contra o Coritiba. Ela nos deu confiança. Esperamos que a gente consiga entrar num caminho de vitórias e que a equipe permaneça na Série A. Percebemos uma elevação no emocional, na confiança. Sabemos que é uma situação que não esperávamos, mas os atleta estão preparados. Com força da nossa torcida vamos sair dessa situação”.
>> Apoio:
“Primeiramente quero agradecer ao Só dá Vasco pelo apoio aos profissionais do Vasco. Sempre nos dando espaço para informar a nação vascaína. E aproveitando esse espaço, faço um apelo ao torcedor. Peço para que ele lote o Maracanã. Que seja uma mobilização total, como teve em Macaé. Que contra o Santos a gente tenha um astral elevado. Espero que o torcedor seja o nosso 12º jogador em campo. Independente de quem está representando o Vasco, essa camisa tem peso no cenário mundial. Acredito que com nosso novo comandante, que está mostrando positivismo e passando confiança para equipe, a gente conquistará mais uma vitória. Que a gente possa sair dessa situação".