Futebol

Preparador garante que Juninho volta em ritmo de jogo

Mesmo envolvido na disputa da final da Copa do Brasil, a torcida do Vasco vive uma expectativa de poder ver novamente em campo um de seus maiores ídolos: Juninho Pernambucano.

De acordo com Leonardo Vitorino, o momento em eu isso acontecerá não dependerá da forma física do jogador.

Em entrevista ao repórter Marcelo Figueiredo, da Super Rádio Brasil, Vitorino, que é preparador físico de Juninho, treinador das categorias de base do Al-Gharafa e auxiliar-técnico do time principal, garantiu que o Reizinho está em forma porque já vinha se preparando desde que acertou seu retorno à Colina Histórica.

- Houve uma solicitação do próprio Juninho e do próprio Vasco, através do presidente Roberto Dinamite, que eu desse uma força, uma ajuda no programa de treinamento para ele. A gente fez um trabalho para que ele tivesse plenas condições de retornar ao futebol brasileiro, porque normalmente alguns atletas têm alguma dificuldade de adaptação e de retorno ao futebol brasileiro. Como o Juninho é um excelente profissional, é jogador que se dedica muito, ele me fez essa solicitação para dará continuidade ao programa de treinamento com ele, e a gente fez através do Vasco da gama, também, esse programa de treinamento, para que leme voltasse em plenas condições. Ele, inclusive está voltando, se Deus quiser, muito bem para poder dar muitas alegrias á torcida do Vasco.

Leonardo acredita que Juninho já possa jogar dia 26, em Goiás?

- O Juninho já vinha atingindo e treinando e jogando em alto nível, sendo que nos últimos 40... Agora, faz 50 dias, ele jogou três prorrogações, de momentos decisivos do nosso clube, do Al-Gharafa. Ele, na realidade, apenas deu continuidade a esse trabalho que ele já vinha fazendo. Então, eu acredito que ele já está em condições de jogo. Essa [antecipação da] abertura da janela foi muito boa para a gente, porque a gente trabalhou o tempo todo visando essa abertura da janela. A gente acreditava que essa janela fosse ser antecipada. Eu acredito que o junho tem plenas condições de começar a jogar. Aí, depende da comissão técnica do Vasco. Eu não posso falar sobre a comissão com relação ao que vai ser feito com ele, o trabalho que vai ser feito com ele a partir do momento que ele se apresente ao Vasco. Mas eu acredito que ele tenha plenas condições de jogar. O Vasco tem um treinador muito competente, uma comissão técnica muito competente, que vão decidir o que vai ser feito, junto com o jogador, mas ele está voltando em ritmo de jogo.

Projetando o Brasileiro, Juninho irá sofrer para se adaptar, como Felipe?

- Foram situações um pouco diferentes, porque o Felipe ainda teve um tempo até retornar para o Brasil, porque ainda tiveram que fechar as coisas, houve mudança, trazer a família e tudo o mais. O Juninho já antecipou um pouco mais isso, em virtude de ele ter firmado o acordo cm o Vasco um pouco antes. Acredito que pelo Juninho já estar sabendo disso, do retorno nem antecipado ao Vasco, a gente já se preparou melhor. O Juninho já teve esse tempo um pouco mais que Felipe. Acredito que é normal, pela velocidade do jogo em sim dentro de campo, você tem uma certa dificuldade no início, mas depois eu achoe que a tendência é só crescer dentro da competição. Eu acredito que o Juninho vai voltar numa forma muito boa. Assim como o Felipe, é um atleta que se cuida. Apesar de ele estar tanto tempo fora, eu acredito que ele vai voltar bem adaptado, porque foram sete anos na França, Queira ou não, ele ganhou experiência, adquiriu bagagem para poder se movimentar dentro do campo, e agora com esse anos de Qatar também. Ao contrário do que as pessoas pensam, muita gente acha que o futebol do Qatar é futebol muito lento, é um futebol fraco. Pelo contrário. Hoje, a quantidade de africanos no futebol é muito grande. Isso faz com que a velocidade do jogo se torne maior. Também a qualidade dos jogadores que estão indo para o Qatar é fenomenal. São jogadores mito bons que estão indo desenvolver o futebol no Qatar. Os sheiks do Qatar e4styão buscando sempre os melhores jogadores do Brasil para levar para lá. Não só do Brasil, como de outros países: Marrocos, Europa. Tem grandes jogadores que estão indo atuar no futebol do Qatar. A qualidade também é muito boa. Mas com relação a isso da questão dos jogos quarta e domingo, a comissão técnica vai decidir, mas o Juninho também jogou muitos jogos lá quarta e domingo, porque a gente disputou duas competições ao mesmo tempo, a gente disputou o campeonato nacional e disputou também a Copa da Ásia. A Copa da Ásia eram jogos no meio de semana, inclusive com algumas viagens. Tudo bem que as viagens são menores, são viagens de uma, duas horas. Mas eu acredito que ele não vai ter problema, não.

Como Juninho vem jogando, taticamente falando?

- Desde quando a gente esteve no profissional, trabalhando como auxiliar-técnico no profissional, ele desempenhou a mesma função que ele desempenhava no próprio Lyon. Ele vinha como segundo volante, vinha mais de trás. Ele tem uma qualidade muito boa de passe, de enxergar o jogo muito bem. Ele já está acostumado a jogar nessa posição, vindo mais de trás. Seria até uma perda de qualidade se a gente mudasse isso, se a gente chegasse lá no Qatar e colocasse ele como meia de ligação, de costas para os atacantes e de costas para os defensores adversários. No caso do Qatar, no caso da França, o que a gente pôde observar é que a gente ganhou uma maior qualidade com o jogador, ele vindo justamente de trás. O time todo ganhou com isso, porque a gente tinha atacantes de qualidade. Queira ou não, o Araújo foi o maior artilheiro da história do Qatar, um atacante de velocidade, que jogava pelo lado do campo. O outro atacante nosso era o Mahmud, que era o Younis Mahmoud, que foi o artilheiro do Iraque na Copa da Ásia, q2uando a seleção do Iraque ganhou a Copa da Ásia. Acredito que o Juninho, nessa função que ele vem jogando, ele pode render muito. Mas isso vai depender do próprio atleta com a comissão técnica do Vasco. Estou falando o que eu vivi em relação ao futebol do Qatar.

Matar as saudades da torcida do Vasco.

- Peço a todos uma corrente positiva para o Vasco da Gama. A gente está torcendo para que o Vasco tenha um bom papel, que se sagre campeão da Copa do Brasil, porque tem grandes jogadores, tem um elenco muito bom, que pode, depois de longos anos, conseguir esse título. A torcida nossa é para isso.

Fonte: -
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150