O Vasco da Gama divulgou nesta quinta-feira em seu site oficial uma listagem com os erros cometidos por Leonardo Gaciba em jogos do clube pelo Brasileirão nos últimos quatros anos. Reprovado no teste físico anual da Fifa, o árbitro gaúcho está escalado para o confronto do time cruzmaltino contra o Cruzeiro, no próximo domingo, em São Januário. Promessa de polêmica caso novos equívocos aconteçam? Para o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa, a resposta é não. Ele acredita que a atitude foi apenas uma forma do time carioca colocar a pressão sobre o trio de arbitragem e rebate pressionando também atacantes e defensores vascaínos.
- Na minha opinião, em competições de alto rendimento e dificuldade, como o Brasileirão, as equipes buscam fazer todo tipo de levantamento e estatística. Imagina se a gente se preocupasse em anotar todos gols perdidos, expulsões infantis e gols fácies que goleiros tomam, teríamos um empate tecnico. Gaciba foi considerado por todos o melhor árbitro de 2005 e 2006. Para uma partida como Vasco x Cruzeiro, temos que ter dois árbitros de alto nível para o sorteio e torcer para cair a bolinha daquele que estiver melhor preparado - diz.
Corrêa reitera que ninguém pode ser analisado antes dos jogos, nem atletas nem árbitros, e prefere acreditar que tudo ocorrerá bem.
- Não podemoes deixar que isso se transforme em uma pseudo-pressão antecipada. Temos que esperar o jogo para analisar. O que não pode existir é o preconceito, nem em relação ao árbitro nem a goleiro A ou B que pode tomar um frango.