A presidente da 2ª Comissão Disciplinar Regional do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ), Renata Mansur, que julgou na terça-feira os jogadores Paolo Guerrero, do Flamengo, e Rodrigo, do Vasco, comentou a foto polêmica com árbitros e membros do tribunal ao lado do atleta rubro-negro durante a sessão. Ela, que também aparece na imagem, afirmou que "a balbúrdia se instaurou" e que foi praticamente obrigada a parar e fazer a foto, ou "perderia a rédea" do julgamento.
A imagem mostra, além de auditores e do próprio presidente do TJD-RJ, o árbitro do jogo decisivo do Flamengo no domingo, Lenílton Rodrigues, ao lado do jogador peruano. Ele foi quarto árbitro na partida entre Flamengo e Vasco, que motivou o julgamento.
- A foto, que chamo de institucional, foi um pedido de todos para deixar registrado o julgamento. Quem estava lá viu que a balbúrdia se instaurou. Ou eu parava (o julgamento) pra fazer a foto, ou perderia a rédea. As (fotos) individuais foram tiradas por cada pessoa presente só porque trata-se de um jogador conhecido. Se os jogadores do Vasco estivessem lá , seria o mesmo - disse Renata Mansur.
Ela comentou ainda o resultado do julgamento, que advertiu Guerrero, e aplicou um jogo de suspensão para o zagueiro vascaíno:
- Seria injusto o Guerrero levar mais pena que o Rodrigo. O artigo que dava quatro jogos estava errado. A Procuradoria queria aumentar. Por isso tivemos de adequar ao artigo certo e a pena é pequena. Sendo réu primário, tem de converter - explicou.