O Maracanã recebeu na tarde desta quarta-feira a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que liberou uma verba de R$ 100 milhões para a reforma do complexo esportivo do estádio. Na companhia do Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do Ministro do Esporte, Orlando Silva e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-Rio) e do Comitê Olímpico Brasileiro(COB), Carlos Arthur Nuzman, Lula discursou sobre as vantagens que os jogos trarão para a cidade.
Após a fala, o presidente do Brasil comentou a cobrança de pênalti que faria a seguir e fez uma alusão ao jogo disputado no estádio há duas semanas, quando o Vasco perdeu a classificação para a final da Taça Guanabara para o Flamengo, nos pênaltis.
- Se eu marcar o pênalti é em homenagem ao Barbosa que o Brasil injustiçou na Copa de 1950. Se eu perder é uma homenagem aos três jogadores vascaínos que perderam o pênalti aqui na semana passada - disse o presidente, arrancando risos dos presentes no local.
Antes da cobrança, Lula bateu bola com o ex-jogador Roberto Dinamite e com Sérgio Cabral, que atuou como goleiro durante as cobranças do presidente. Na primeira cobrança, Lula chutou na trave, mas nas duas seguintes colocou a bola no fundo da rede.