Rio - De camisa pólo, bronzeado depois de mais um treino sob forte sol no campo de São Januário, o técnico PC Gusmão tentava passar tranquilidade em momento que é mais decisivo para ele do que para o time. Com duas derrotas em dois jogos contra equipes pequenas, desempenho que o próprio treinador considera \"lamentável\", até um empate do Vasco com o Boavista hoje, às 17h, no Engenhão, seria suficiente para a demissão de PC. Mesmo na última década considerada por muitos como a pior de todos os tempos , em apenas duas oportunidades treinadores caíram no Vasco durante o Campeonato Estadual. Mas nunca tão cedo. Até por isso, PC não se ilude quando a diretoria o apóia e o garante no clube.
\"Significa o reconhecimento do trabalho e da metodologia implantada, mas não posso me isentar de conseguir os resultados\", diz o técnico, ciente de que está sob pressão e de que as coisas podem mudar a qualquer momento.
No ano passado, depois de campanha impecável até chegar à final da Taça Guanabara, quando o Vasco perdeu para o Botafogo de Joel Santana, Vágner Mancini foi demitido faltando duas rodadas para o término da Taça Rio, em março.
Outro que não terminou um Estadual em São Januário, por coincidência, estará no comando do Boavista. Em 2008, após assumir o lugar de Romário, improvisado como treinador antes de encerrar a carreira, Alfredo Sampaio passou de auxiliar a comandante. Durou até o fim da Taça Rio, quando teve problemas com o veterano ídolo Edmundo e o Vasco perdeu para o Volta Redonda (2 a 1).
Técnico pede para começar um novo campeonato
Com o retorno de Dedé e as estreias de Anderson Martins e Eduardo Costa, PC vai pôr em campo os 11 que fizeram a pré-temporada em Atibaia (SP). Mesmo se vencer e os concorrentes não somarem pontos, o Vasco não ultrapassaria quatro times no grupo A.
Para PC, no entanto, a ideia é que hoje se inicie um outro Carioca para o Vasco. \"A gente conversou que começa o campeonato nesta partida, porque antes foi tudo muito ruim. Esperamos ter uma atuação convincente e que a vitória possa vir\", afirmou o técnico.