Futebol

Pressionados, Vasco e Fla duelam com Kardec e Obina no ataque

Não vão faltar atrativos para o torcedor comparecer ao Maracanã neste domingo, às 18h10m, para acompanhar o confronto entre Vasco e Flamengo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para começar, enquanto o time da Colina busca desesperadamente um resultado positivo para respirar e sair da zona de rebaixamento, o Rubro-Negro da Gávea quer seguir na luta pelo título da competição e por uma vaga na Libertadores. Se não bastasse, os dois treinadores tiveram dificuldades para montar os seus ataques. De um lado, Obina é a esperança de gols. Do outro, Alan Kardec entra na vaga de Leandro Amaral, vetado pelo departamento médico cruzmaltino após uma entrada desnecessária de Odvan no treino da última terça-feira.

Além disso, o duelo dos arqui-rivais vai contar com outro dado curioso. No banco de reservas, os técnicos Caio Júnior, do Fla, e Renato Gaúcho, do Vasco, são velhos conhecidos dos tempos de Grêmio. Os dois já atuaram juntos na equipe gaúcha e fizeram sucesso no Sul. Não perca o jogão deste domingo e acompanhe o clássico em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM e ao vivo pelo Premiere.


Sem Leandro Amaral, Kardec é a aposta de Renato

A semana vascaína começou cheio de esperança para o torcedor, principalmente por causa da boa atuação contra o Sport, na Ilha do Retiro, quando a equipe conseguiu um empate por 2 a 2 com os pernambucanos. A formação com apenas Leandro Amaral no ataque deu certo e a equipe parecia mais segura na defesa, setor mais criticado neste Campeonato Brasileiro.

Na última terça-feira, porém, o drama cruzmaltino ficou por conta de uma entrada desnecessária do zagueiro Odvan no atacante Leandro Amaral. A pancada no tornozelo esquerdo tirou o principal atleta e homem de confiança de Renato Gaúcho do clássico de domingo. Com isso, o treinador buscou alternativa no elenco e optou por dar uma chance ao garoto Alan Kardec, que costuma dar sorte nos confrontos contra o Fla. Só esta ano foram dois gols em dois jogos.

- Venho treinando e estou preparado para esse jogo. Estou acostumado a jogar clássicos, ainda mais contra o Flamengo, e não vai ter nenhuma situação diferente para essa partida. Costumo marcar gols, mas se eu não fizer e o Vasco vencer, ótimo - analisa Alan Kardec.

Para piorar a situação do treinador cruzmaltino, Edmundo segue suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e vai desfalcar o time novamente diante do arqui-rival. Sem muitas opções para o ataque, Renato relacionou o chileno Maurício Pinilla. No entanto, o jogador foi muito criticado pelo treinador por oscilar o seu peso e por sentir problemas físicos durante os últimos treinamentos.

Em meio aos problemas, o comandante cruzmaltino recebeu boas notícias. O lateral-direito Wagner Diniz e o meia Leandro Bomfim, há tempos longe dos gramados, se colocaram à disposição do comandante, treinaram com desenvoltura e foram relacionados para o clássico.

- Conversei com os dois e eles estão querendo ajudar. Nessa reta final de Campeonato Brasileiro, a participação de todos os jogadores é importante.



Carisma do Anjo Negro é a arma do Fla no clássico

Os dias que antecederam ao clássico contra o Vasco foram atípicos para uma equipe que ocupa a quinta posição na tabela. Tudo por causa da derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG, no Maracanã.

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, classificou a atuação como ridícula e realizou duas reuniões emergenciais com o elenco. Em certo momento, até as entrevistas dos jogadores foram proibidas.

Mas quem decidiu falar, deu armas ao adversário. Foi o caso do presidente Marcio Braga que, apesar do discurso de respeito ao adversário, afirmou que o time vascaíno “era fraco, afinal, estava em último”.

Para reaver a confiança da torcida, o técnico Caio Júnior apostou no carisma de Obina. O atacante tem um bom histórico contra o Vasco.

- Nunca fugi da responsabilidade e sempre fui muito feliz em decisões. Em 2006, ajudei o Flamengo a conquistar um título de expressão depois de muito tempo – declara o camisa 18 rubro-negro.

Sem poder contar com Jaílton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Caio optou por Aírton para realizar a função de terceiro zagueiro. Fábio Luciano e Juan retornam à equipe. O primeiro ficou fora por acúmulo de cartões amarelos e o segundo estava na seleção brasileira.

A única dúvida que o treinador rubro-negro carrega para a partida é entre Kleberson, que está gripado, e Everton.

Ficha do jogo

VASCO
Rafael, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Fernando; Baiano, Jonílson, Mateus, Madson e Valmir; Alex Teixeira e Alan Kardec.
Técnico: Renato Gaúcho.

FLAMENGO
Bruno; Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leo Moura, Toró, Ibson, Kleberson (Everton) e Juan; Marcelinho Paraíba e Obina.
Técnico: Caio Júnior.

Estádio: Maracanã. Data: 19/10/2008. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ). Auxiliares: Hilton Moutinho (RJ) e Dilbert Pedrosa (RJ).
Transmissão: O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 18h (de Brasília).

Fonte: ge
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150