A lendária Pretinha, grande símbolo do futebol feminino e uma das maiores da história do Vasco, foi homenageada na Calçada da Fama do Maracanã nesta manhã desta segunda-feira. O Governo do Estado do Rio de Janeiro eternizou seus pés no estádio, através da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj), eternizou os pés da ex-jogadora Delma Gonçalves, a Pretinha.
O evento fez parte do lançamento do Projeto Suderj Delas, um departamento dentro da entidade que é voltado para mulheres esportistas e também torcedoras com o objetivo de acelerar o processo de inclusão e reconhecimento de grandes nomes femininos na história do esporte. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, às 11h, no Estádio Maracanã.
- Significa muito. É um sonho. Toda atleta quer colocar os pés na Calçada da Fama e eu estou tendo essa oportunidade hoje. É um sonho realizado, mas que não é só meu. Agradecer a minha família, meus amigos, colegas de time, torcedores. Estou aqui representando o futebol feminino do Brasil e do Rio de Janeiro - afirmou a ex-atacante.
A cerimônia contou com a presença do nadador paralímpico Clodoaldo Silva, seis vezes medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos.
Pretinha é a maior artilheira do Vasco de todos os tempos e a principal referência do futebol feminino da história do clube. Chegou, inclusive, a ser auxiliar técnica do Cruz-Maltino em fevereiro do ano passado.
A ex-atleta é apenas a segunda mulher a ter os pés eternizados no Maracanã. A primeira foi ninguém menos que a rainha Marta, outra vascaína de coração e que fez as categorias de base em São Januário.
- A ficha tá caindo aos poucos dessa responsabilidade de ser a segunda mulher a eternizar os pés, representar todas as mulheres. Acho que aos poucos eu vou começar a perceber o tamanho da responsabilidade, de ter se tornado realidade, de ser a segunda mulher a eternizar os pés aqui. Poder representar todas as mulheres que praticam o esporte. Todas as mulheres do Brasil - afirmou a ex-jogadora.
A ex-jogadora também fez grande história na Seleção Brasileira. Ela disputou 4 Copas do Mundo, 4 Olimpíadas, 3 Copas América, além de um Pan-Americano. Pelo Vasco, atuou de 1990 até 2001 e teve uma segunda passagem em 2004 até 2006. Ela é considerada histórica para o futebol brasileiro.e
Pelo Vasco
Pretinha atuou pelo Vasco da Gama por 7 anos (entre a1993 e 2000), onde conquistou o pentacampeonato estadual, três títulos nacionais ( Taça Brasil de 1993, 1994 e 1998)e marcou 62 com a camisa do clube carioca. Ela jogou tanto como ponta quanto meia esquerda.
Passagem pela Seleção
Pela Seleção Brasileira, Pretinha disputou quatro Copas do Mundo (1991, 1995, 1999 e 2007) e quatro Olimpíadas (1996, 2000, 2004 e 2008), tendo conquistado a medalha de prata em Atenas e em Pequim.
Auge nos EUA e fim da carreira na Coreia do Sul
Pretinha viveu o auge de sua carreira no futebol estadunidense. Em uma temporada, chegou a marcar 27 gols em 21 jogos. Ela também tem passagens pelo futebol japonês (INAC Kobe Leonessa), coerano (Icheon Daekyo WFC, da Coréia do Sul) e norte americano (Washington Freedom e San Jose CyberRays). Delma, a Pretinha, encerrou sua carreira em 2015, aos 40 anos, quando atuava pelo Icheon Daekyo WFC, da Coréia do Sul.