Na derrota histórica por 6 a 1, para o Flamengo, o Vasco viu um velho problema, recorrente na temporada, voltar a se apresentar. A questão emocional pesou contra a equipe, que caiu de rendimento após sair na frente do placar e levar o empate. A partir de então, o rival virou o jogo e não encontrou dificuldades para vencer pela maior margem da história do confronto. E a própria comissão técnica vascaína admitiu que este foi um fator determinante para o resultado.
“Conseguimos equilibrar, fomos capazes de marcar um gol e tivemos chances de fazer o segundo. Depois que sofremos o gol a equipe perdeu um pouco o controle emocional. Estavam criando uma identidade nova, mas aconteceu um imprevisto, eles esqueceram das referências novas e foram para as antigas. A equipe passou a pensar individualmente e não coletivamente. Começou a saltar na pressão e a permitir muitos espaços ao Flamengo. Quando ficamos com um jogador a menos, esses espaços ficaram mais evidentes”, disse o técnico Álvaro Pacheco.
De fato, a postura do time mudou, mas a situação passa longe de ser nova. Em 2024, momentos parecidos também ocorreram, como nas classificações diante de Água Santa e Fortaleza, na Copa do Brasil. Embora o final tenha sido feliz para o Vasco, com a classificação nos pênaltis, o time não conseguiu sustentar vantagens no placar em momentos importantes do jogo, mesmo atuando em São Januário. Já diante do Criciúma, no Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino saiu atrás no marcador, perdeu um pênalti na sequência e acabou goleado após o intervalo.
Assim, a diretoria vascaína já estuda o que fazer para, junto à comissão técnica, resolver o problema. O próximo jogo é no dia 13, contra o Palmeiras.
Setor de psicologia passou por mudanças neste ano
Até o fim de 2023, a Dra. Carol Muniz era a psicóloga do time profissional do Vasco. O trabalho dela recebeu elogios do então técnico Ramón Díaz, como sendo determinante para a recuperação da equipe no Brasileirão passado. Ela acabou demitida no fim do ano e, agora, trabalha no Flamengo, onde já tinha passado anteriormente. Atualmente, a profissional faz parte da comissão técnica do time sub-17.
Em abril, o Vasco contratou dois profissionais para o setor, que passou por uma reformulação. O clube montou o Núcleo de Psicoterapia Integrada, trazendo o psicólogo Renato Santoro e o psiquiatra Hélio Fadel. Este núcleo é subordinado ao Departamento de Saúde e Performance do Cruzmaltino, liderado pelo Dr. Gustavo Caldeira.