Clube

Processos de Vasco e Corinthians serão julgados pelo STJD na 6ª feira (11)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva vai julgar na sexta-feira as Medidas Inominadas do Vasco e do Corinthians contra o adiamento de jogos das semifinais da Copa do Brasil. A inversão da tabela com o Campeonato Brasileiro foi pedida pelo Atlético-MG, adversário dos vascaínos, e o Flamengo, rival corintiano, e atendida pela CBF antes das partidas de ida da competição.

Pela CBF, vai participar do julgamento o diretor de competições, Júlio Avellar. A pauta é a seguinte:

• Processo nº 275/2024 - Medida Inominada - Requerente: Vasco da Gama - Requerido: Júlio Avellar,Diretor do Departamento de Competições da CBF. Terceiro interessado: CA Mineiro. Em conexão com

• Processo nº 276/2024 - Medida Inominada - Requerente: SC Corinthians Paulista - Requerido: Júlio Avellar, Diretor do Departamento de Competições da CBF. Terceiro interessado: CR Flamengo.

O auditor relator dos casos é o mesmo, Maxwell Borges de Moura Vieira.

Os clubes se baseiam em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) para ir ao tribunal desportivo. Alegam os departamentos jurídicos o seguinte:

Atlético-MG venceu o Vasco na primeira partida das semifinais — Foto: Pedro Souza / Atlético

• As datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas no dia 5 de janeiro e, conforme o regulamento da CBF, "compete à DCO... elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas";

• Perder atleta por Data Fifa não é motivo para mudar dia de jogo, como consta no regulamento: "A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições";

• As partes que podem pedir mudança na data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão. Vasco e Corinthians alegam que o pedido veio dos visitantes.
Do lado de Flamengo e Atlético-MG, os clubes citam prejuízo por série de jogadores convocados que iriam jogar as partidas decisivas logo em seguida da Data Fifa.

JOGOS DE IDA:

2 de outubro

• Atlético-MG 2 x 1 Vasco

• Flamengo 1 x 0 Corinthians

JOGOS DE VOLTA:

19 de outubro

• 16h - Corinthians x Flamengo

20 de outubro

• 18h30 - Vasco x Atlético-MG

Fonte: ge
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Pablo Vegetti 27
Jogos
Vitórias 23 (32,39%)
Empates 20 (28,17%)
Derrotas 28 (39,44%)
Total 71
Gols
Marcados 94 (50,00%)
Sofrido 94 (50,00%)
Total 188
Saldo 0
Cartões
Amarelos 153 (93,87%)
Vermelhos 10 (6,13%)
Total 163