Futebol

Projeções da IA para o rebaixamento do Campeonato Brasileiro

Com a Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 a poucas semanas do fim, os palpites para campeão e rebaixados estão cada vez mais quentes. E quem colocou suas cartas na mesa foi o algoritmo de respostas geradas por Inteligência Artificial ChatGPT, que apontou Flamengo ou Palmeiras como campeão e o Cruzeiro como o gigante rebaixado à Série B de 2024.

Atualmente líder com 62 pontos, o Palmeiras ainda jogará mais quatro partidas nesta Série A: Fortaleza (fora), América-MG (casa), Fluminense (casa) e Cruzeiro (fora).

De acordo com a IA, há três cenários possíveis: vitórias contra Leão, Coelho e Tricolor, chegando a 71 pontos; empate diante do time cearense e triunfos contra os mineiros e cariocas, chegando a 69 pontos; e, por fim, conquistar poucos pontos ou se manter nos 62.

Para o ChatGPT, os jogos do Palmeiras aparentam ser mais acessíveis. Afinal, serão três partidas em casa e o clube poderá alcançar até 74 pontos. O algoritmo aponta que, com todos esses fatores elencados, o Verdão tem uma posição mais favorável para conquistar o título.

Embora o Palmeiras seja o favorito segundo as projeções matemáticas feitas pela ferramenta, o algoritmo acredita que o Flamengo pode surpreender. O Mengão ainda fará mais cinco jogos: Bragantino (casa), América-MG (fora), Atlético-MG (casa), Cuiabá (casa) e São Paulo (fora).

Para a Inteligência Artificial, há três cenários: vitórias contra o Massa Bruta, Coelho, Galo, Dourado e Tricolor, resultando em 72 pontos totais; empate com o time do interior paulista e triunfos diante dos dois mineiros, do mato-grossense e do clube da capital de São Paulo, finalizando em 70 pontos; e, por fim, estagnando em 57 ou conquistando poucos pontos finais.

E de acordo com o mecanismo, o histórico recente, de duas vitórias e um empate, poderá ser um princípio, em caso de o clube continuar nesse ritmo. Ademais, os possíveis deslizes dos concorrentes poderão ser capazes de culminar no nono título de Série A da equipe da Gávea, segundo o ChatGPT.

Para além de Flamengo ou Palmeiras na primeira ou na segunda colocação, o ChatGPT aponta Grêmio fechando o pódio, Bragantino em quarto, Atlético-MG na quinta posição e Botafogo na última posição do G-6 do Brasileirão 2023.

1º Flamengo ou Palmeiras

2º Flamengo ou Palmeiras

3º Grêmio

4º Bragantino

5º Atlético-MG

6º Botafogo

Projeções da IA para rebaixamento

O ChatGPT entende que a pontuação do Santos parece segura e que o time da baixada tem uma vantagem sobre os times abaixo dele. Com isso, resultando em sua permanência. Vasco e Bahia, por outro lado, necessitam de atenção, segundo a ferramenta, mas devem permanecer na elite, de acordo com o algoritmo.

Já o Cruzeiro, para a IA, vive situação delicada e os próximos jogos exigirão um esforço redobrado para a equipe sair da zona da degola. Ainda assim, o ChatGPT crê que a Raposa voltará à Segundona. Goiás e Coritiba, por fim, não devem se recuperar e a tendência é de rebaixamento para a Série B.

Portanto, para o algoritmo, Raposa, Esmeraldino e Coxa devem fazer companhia ao América-MG, que já carimbou o passaporte para a Série B de 2024.

20º América-MG

19º Coritiba

18º Goiás

17º Cruzeiro

No fim das contas, o mecanismo ressalta que o futebol é uma caixinha de surpresas e que os resultados dentro das quatro linhas podem variar ao longo das rodadas.

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Internacional Internacional 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,98%)
Empates 17 (28,81%)
Derrotas 19 (32,20%)
Total 59
Gols
Marcados 75 (49,67%)
Sofrido 76 (50,33%)
Total 151
Saldo -1
Cartões
Amarelos 148 (91,93%)
Vermelhos 13 (8,07%)
Total 161