No próximo sábado (03/09), das 9h às 17h, em frente à entrada principal de São Januário, o Vasco da Gama dará aula de inclusão social. Trata-se da terceira edição do projeto \"Cidadania Vascaína\", que visa levar serviços públicos essenciais às comunidades do entorno da sede do clube. Neste dia, quem comparecer ao evento poderá se vacinar contra a hepatite e o tétano, aferir a pressão arterial e a taxa de glicose; além de tirar carteira de identidade e certidão de nascimento, entre outros documentos. Todos os serviço serão prestados gratuitamente.
O projeto \"Cidadania Vascaína\", que tem como principal objetivo aproximar a população do entorno do clube dos serviços públicos e privados, também oferecerá tratamento de beleza, exame oftalmológico e aplicação de flúor. A animação do evento ficará a cargo da bateria da Escola de Samba Paraíso do Tuiti.
Vice-presidente de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social do Vasco, José Pinto Monteiro acredita que cerca de duas mil pessoas serão atendidas no próximo sábado (3/9). Para explicar os motivos que levaram o Vasco a criar o \"Cidadania Vascaína\", Monteiro lembra do compromisso histórico assumido pelo clube de sempre estar ao lado das causas populares.
- Ainda em seu discurso de posse para o primeiro mandato, o presidente Roberto Dinamite garantiu que o Vasco se voltaria para o entorno de São Januário, dando ênfase à criança e ao adolescente. Esse sempre foi o compromisso do nosso clube, que tem DNA popular e pioneiro. Temos o compromisso de formar cidadãos, ponto prioritário da administração do presidente Roberto Dinamite - comentou José Pinto Monteiro.
A ideia de realizar o \"Cidadania Vascaína\" nasceu da necessidade de o clube aumentar e melhorar o diálogo com as comunidades, em especial com a população dos arredores de São Januário. Este diagnóstico só foi possível graças ao levantamento feito para a publicação do balanço social do Vasco, em abril de 2009. De acordo com as informações apuradas neste documento, o clube não havia feito, até então, nenhum investimento nas comunidades próximas a São Januário.