Em agosto do ano passado, após uma reunião entre os presidentes de Vasco e Botafogo com o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, veio à promessa de que estava acordado formalmente junto a Prefeitura, a cessão de um terreno em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio, onde seria construído os Centros de Treinamento de ambas equipes.
No acordo, também estava previsto que a Brahma financiaria as obras de construção do Centro. Em troca, os Clubes seriam obrigados a desenvolver projetos com crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, e cederiam o espaço para possíveis eventos e treinamentos de equipes na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.
Na época esse projeto veio com a certeza de que São Januário seria sede Olímpica do Rugby nas Olimpíadas de 2016, mas, pouco tempo depois foi anunciado que o Estádio não participaria mais da mesma.
Agora, meses depois o projeto caiu no esquecimento e ambos os Clubes continuam sem CT, e sem previsão para que tenham um. Vale ressaltar que o anúncio feito em agosto, foi pouco tempo antes das eleições para Prefeito do Rio de Janeiro e, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite e do Botafogo, Maurício Assumpção são do mesmo partido eleitoral do prefeito Eduardo Paes, que nas últimas eleições foi reeleito pelo PMDB.
Por: Raphael Caminha