No começo da temporada muito se falava em São Januário sobre o projeto \"gol 1000\", no qual o atacante Romário tinha a intenção de alcançar a marca histórica vestindo a camisa do Vasco. O presidente Eurico Miranda chegou a agendar alguns jogos-treinos que valiam como amistosos oficiais para que o avante alcançasse seu objetivo.
No entanto, cinco meses se passaram, o jogador não atua mais no clube - se transferiu para o Miami F.C., dos Estados Unidos - e o que era utopia virou pesadelo. O Vasco está próximo de sofrer o seu milésimo gol na história dos Campeonatos Brasileiros.
Faltam apenas três gols para que o clube atinja a marca negativa. Caso isso aconteça já no próximo domingo, na partida contra o Corinthians, a equipe de São Januário será a primeira a alcançar o feito entre os que disputam a competição nacional.
O Vasco é um dos poucos clubes que disputou todas as edições do Brasileirão, que teve seu início no ano de 1971. Além dele, Flamengo, Cruzeiro e Internacional são os remanescentes na Série A. De lá pra cá, o Gigante da Colina disputou 886 partidas e sofreu 997 gols, o que dá uma média de pouco mais de 1,12 gols por jogo.
O ano que mais contribuiu para a triste realidade foi justamente o último. Em 2005, a equipe sofreu 84 gols em 42 partidas, exatos dois a cada jogo, sendo a segunda mais vazada da competição.
Em toda a história do torneio nacional, o maior algoz do Vasco é o Santos. O clube da Vila Belmiro balançou as redes do Gigante da Colina 54 vezes em 40 partidas.
No entanto, o retrospecto recente da defesa vascaína foi o que levou a equipe se aproximar rapidamente da marca. Nos últimos três Campeonatos Brasileiros, o clube sofreu praticamente 25% destes quase mil gols. Foram 221 em 134 jogos, com média de 1,65 gols por confronto.
Os próximos clubes que possivelmente alcançarão o milésimo gol sofrido ainda nesta temporada do Campeonato Brasileiro são o Flamengo (969 gols), o Cruzeiro (959) e o Corinthians (949).