Embora se destaque entre os vários garotos das categorias de base do Vasco, o menino Phillippe Coutinho cultiva com carinho um sonho comum até mesmo ao menos badalado jovem. São freqüentes os sonhos do menino em que ele é a estrela de um Vasco e Flamengo com o Maracanã lotado de torcedores. O carinho da torcida, a emoção do gol heróico e a reverência vinda da arquibancada são desejos do jovem Phillippe.
O jovem herdeiro da Colina visitou o Maracanã a convite do LANCE! e, no gramado histórico, voltou a imaginar jogadas contra o principal rival vascaíno. O histórico nas categorias de base contra o RubroNegro, aliás, é animador para o torcedor cruzmaltino. Phillippe garante levar vantagem nos confrontos que já teve com o Fla, embora em 2007 tenha sofrido um revés.
– Nunca perdi para o Flamengo no tempo normal. No ano passado perdemos a final do Carioca para eles na decisão por pênaltis. Então, nem considerei, não – diz Phillippe, em meio a um sorriso que revela o garoto por trás da promessa.
Há quase dois anos, aliás, Phillippe fez questão de sentir de perto a emoção de seu grande sonho. No segundo jogo da final de Copa do Brasil, em 2006, o jovem de 15 anos foi um dos gandulas.
– Se como gandula já senti essa emoção, imagine jogando... Deve ser mágico – suspira o garoto.
Por morar perto do Maracanã, a promessa vascaína acompanha com freqüência as partidas do Vasco no estádio. Mas a severa lei do mundo da bola e o interesse freqüente de clubes com maior poderio econômico podem impedir que Phillippe deixe os gramados brasileiros sem ao menos disputar um Vasco e Flamengo pelos profissionais. Semelhante fenômeno aconteceu com Alexandre Pato, que deixou o Inter rumo ao Milan aos 17 anos sem nem mesmo disputar um Gre-Nal pelos profissionais.
Para segurar Phillippe, o Vasco deve remunerá-lo bem em seu primeiro contrato profissional para elevar a multa rescisória. Afinal, a multa para clubes nacionais é calculada ao multiplicar por cem o valor do salário anual do atleta. Para mercado internacional, no entanto, o clube está livre para estipular o valor desejado – pode, assim, lucrar à vontade caso o interesse do Real Madrid seja concretizado.
Resta saber se Phillippe realizará o sonho ou seguirá a trilha de Pato.