O Grêmio Prudente finalmente será julgado pela escalação irregular do zagueiro Paulão, e pode perder três pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, neste terça-feira. A decisão será tomada a partir das 18 horas.
O atleta em questão teria sido escalado sem autorização da Justiça, que o suspendeu dois dias antes do jogo entre Prudente e Flamengo, ainda pela terceira rodada do Brasileirão. Apesar da punição, o jogador entrou em campo, e o clube foi denunciado no artigo 214, (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Assim, caso declarado culpado, o Prudente perderia três pontos de sua soma total no Brasileirão. O zagueiro também foi incluído no processo e pode pegar até um ano de suspensão por desrespeitar decisão da Justiça Desportiva de acordo com o artigo 223 - deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão, resolução, transação disciplinar desportiva ou determinação da Justiça Desportiva.
Caso realmente seja punido, o Prudente cairia de oito pontos para cinco na classificação, soma que lhe renderia o penúltimo lugar do campeonato, atualmente nas mãos do Vasco. O time também responderá por atraso de um minuto na volta do intervalo, durante duelo contra o Guarani. Caso seja declarado culpado, pode ser obrigado a pagar multa de até R$ 1 mil.