O Vasco conquistou seu sexto título estadual invicto e é quem mais ganhou a taça carioca sem derrotas — 1924, 1945, 1947, 1949, 1992 e 2016. O Botafogo valorizou muito a conquista, porque jogou o primeiro tempo estupendo e começou a segunda etapa fazendo o primeiro gol, com Leandrinho. O Botafogo seguiu bem e só levou o gol de empate por causa do jogador mais decisivo do Campeonato Carioca: Nenê.
São nove passes para gols, o último para Rafael Vaz marcar de cabeça o gol do título cruzmaltino. O Vasco chegou a 25 partidas sem derrotas e faltam apenas seis jogos para alcançar a maior sequência invicta da história do clube, que hoje pertence ao time de 1977 com 31 jogos.
O América foi impresscionante e Danilo, demais! Eram 25 anos sem conquistas e agora são 16 troféus do Estado de Minas Gerais. Givanildo é o técnico da Série A há mais tempo no cargo, desde setembro de 2014. Trabalho bom dá resultado, mas ele caprichou. Danilo também, autor dos três gols que valeram a taça
O Santos é soberano em São Paulo. São sete títulos paulistas desde 2006. O time trabalhou muito para jogar o futebol mais moderno que se pratica hoje em dia e jogou. Teve 20% mais posse de bola e mais trocas de passes do que no ano passado, mas ganhou a decisão graças a outra de suas qualidades: o contra-ataque. Um terço dos gols santistas nasce em jogadas deste tipo. O Santos alcançou o Palmeiras em número de taças do Paulista e superou o São Paulo.
O Internacional é hexacampeoanto pela primeira vez desde 1974, o Santa Cruz é bicampeão e com Milton Mendes ganhou o quinto troféu em seis anos, o Atlético Paranaense terminou com um jejum de seis anos, com atuação ótima de Walter, e o Vitória quebrou a seqüência do Bahia, mesmo campeão com derrota no jogo do título.
Você pode preferir ganhar mais troféus, hierarquicamente mais importantes. Mas ser campeão é a coisa mais importante que um clube pode desejar.