O início foi empolgante e justificou a ansiedade que muitos tinham em ver a jovem promessa vascaína em campo. Philippe Coutinho encantou com dribles, arrancadas, chutes e gols, justificando toda a expectativa criada. No entanto, nos últimos jogos, o desempenho do apoiador não foi o mesmo. Mais marcado, ele tem tido dificuldade de desenvolver as jogadas, o que já o faz ser questionado por parte da torcida.
No clube, todos mantêm a confiança no jogador. Sua vaga no time titular está assegurada, principalmente pela característica de jogo, única no elenco vascaíno. No dia a dia, seus companheiros mais experientes e também o técnico Gaúcho procuram conversar para dar mais moral ao garoto, de apenas 17 anos.
Existe também a preocupação com a ansiedade em relação ao seu futuro. No meio do ano, Coutinho terá de se apresentar à Inter de Milão. Há algumas semanas, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, garantiu que tinha acertado a permanência de Coutinho. No entanto, o clube italiano ainda não confirmou o empréstimo. O objetivo é fazer com que nada disso tire o foco do clube.
O técnico vascaíno não se abala com essa situação. Ex-treinador dos juniores, Gaúcho acompanhou o desenvolvimento do jogador nas categorias de base. O contato próximo, agora retomado no comando dos profissionais, fez com que Gaúcho cravasse que Coutinho é um dos jogadores mais incríveis com quem já conviveu no futebol.
Ele é fora de série. Nos últimos anos, é um dos maiores jogadores que eu conheci. É extraordinário. Jogar bola ele sabe, e muito bem. Ir bem ou mal é normal, coisa de momento mesmo. Mas tenho certeza de que ele vai crescer muito ainda no futuro, afirmou Gaúcho, que comanda treino hoje, às 9h, em São Januário.