Eleito o segundo melhor volante direito do Campeonato Brasileiro de 2008, Rafael Carioca deve ser o primeiro nome anunciado como reforço do Vasco para a temporada do ano que vem. O jogador do Dínamo de Moscou, da Rússia, vê com bons olhos a chance de defender o Gigante da Colina em 2010. Mesmo sendo um dos destaques do Campeonato Russo, o volante pretende voltar para o futebol brasileiro por conta de um objetivo ambicioso, o de chegar à Seleção Brasileira.
Acompanho o Vasco, o clube está se preparando para montar uma equipe forte no ano que vem, que poderá brigar por títulos afirmou.
Frederico Moraes, empresário do jogador, viajou na noite de ontem para a capital russa com o objetivo de negociar com o Dínamo a liberação de Rafael. As conversas não devem ser fáceis por conta do investimento feito pelo clube no fim de 2008. Na ocasião, 8 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões) foram pagos ao Grêmio pela promessa de então 19 anos.
Com o Cruzmaltino, as conversas estão muito bem encaminhadas. As bases salariais já foram discutidas e o ótimo relacionamento entre o jogador, seu empresário, e o diretor-executivo Rodrigo Caetano deverá ser preponderante para o acerto final. A diretoria vascaína segue evitando comentar qualquer negociação em andamento, mas a admiração de Caetano pelo futebol de Rafael Carioca nunca foi escondida.
É com certeza um jogador acima da média. Muito jovem, fez um grande trabalho comigo no Grêmio e brilhou no Campeonato Brasileiro costuma dizer o dirigente.
A tendência é de que o anúncio oficial, em caso de resposta positiva dos russos, seja feito apenas após a fim do campeonato local, daqui a duas semanas. Na briga por uma vaga na Liga dos Campeões do ano que vem, o Dínamo de Moscou ainda enfrenta o CSKA no clássico da capital e enfrenta na última rodada o Zenit.
Frederico Morais afirmou ainda que recebeu autorização oficial do Vasco para ser o intermediador de uma possível transação envolvendo Rafael Carioca e algum jogador do clube de São Januário. Não está descartada a hipótese de os russos pedirem em troca da liberação do volante a inclusão de algum nome do elenco vascaíno. Chegou a ser especulado o envolvimento de Alex Teixeira no negócio, algo que foi descartado imediatamente por Rodrigo Caetano.
Cnofira Bate-Bola com Rafael Carioca
O que você sabe sobre esse interesse do Vasco?
Estou sabendo por alto do interesse do clube, estou feliz aqui, mas em caso de uma boa proposta, por que não?
Trabalhar novamente com Rodrigo Caetano serve de incentivo?
Ele é um cara que me ajudou muito, tenho grande admiração por ele. Sempre acompanho os trabalhos dele.
Seu empresário disse que voltar para o Brasil seria bom por conta da Seleção...
O ponto positivo do Brasil para eu chegar à Seleção é que a temporada começa bem no início do ano, enquanto aqui na Rússia o campeonato começa apenas em março.