O Vasco terminou esta primeira etapa do Campeonato Brasileiro, antes da parada de cerca de um mês devido a Copa do Mundo, em penúltimo lugar, com cinco pontos em sete jogos e em situação \"desesperadora\".
Após a derrota por 4 a 0 para o Santos, domingo, na Vila Belmiro, o elenco deixou o gramado cabisbaixo e muitos não quiseram falar. O clima é tenso, mas os jogadores tentam mostrar otimismo.
- A situação é difícil, desesperadora. Mas ainda há muita coisa para acontecer e este tempo será bom para recuperarmos jogadores importantes que estão machucados. O Celso (Roth) tem capacidade de mudar e nós temos que querer - declarou o volante Rafael Carioca.
A única vitória do Vasco no Brasileiro foi contra o Internacional, em São Januário, de virada por 3 a 2, na quarta rodada.São dois empates (Palmeiras e Botafogo) e quatro derrotas (para Atlético-MG, Avaí, Guarani e Santos).
O incômodo da torcida é maior pelo fato de o clube ter retornado este ano para a Primeira Divisão. Depois de cair em 2008, o time foi campeão da Série B ano passado.